Um grupo de 580 estudantes de nove escolas municipais de Curitiba participa nos meses de setembro e outubro do Torneio Leões do Vôlei – Voleibol com Educação. O evento tem início neste sábado (16/9), na Escola Municipal Germano Paciornick, no Boqueirão, a partir das 8h30, e segue pelos três sábados seguintes. Nos dias 16, 23 e 30 de setembro serão as fases classificatórias. As finais serão no dia 7 de outubro.

O objetivo do projeto é tornar Curitiba referência nacional na formação esportiva de base. A parceria é da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, do atleta olímpico Emanuel e da empresa Leão Alimentos e Bebidas.

O projeto é uma iniciativa socioeducativa que valoriza o espaço escolar e faz do esporte um meio para compartilhar valores para a cidadania e a formação humana. O Leões do Vôlei está entre os 59 projetos desenvolvidos na rede municipal que, além de atividades esportivas, inclui ainda atividades de arte e cultura, direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e tecnologias educacionais.

Por meio do projeto, estudantes de dez escolas municipais participam de aulas de vôlei no contraturno escolar, duas vezes por semana, a partir da metodologia elaborada pelo atleta olímpico. As escolas participantes são Germano Paciornik, Maria do Carmo Martins, CEI Antônio Pietruza, Maria Ienkot Zeglin, CEI do Expedicionário, Anísio Teixeira, Kó Yamawaki, CEI Issa Nacli, Vereador João Stival e Bairro Novo do CAIC. O projeto também é oferecido em Ruas da Cidadania com a participação de estudantes de outras escolas da cidade.

Além das questões táticas e técnicas do esporte, a metodologia desenvolvida por Emanuel e pela equipe técnica do Instituto Ecce – Esporte, Cidadania, Cultura e Educação também ensina valores como o respeito aos colegas e aos professores, a amizade e a importância do trabalho em equipe.

 

Etapas do Torneio Leões do Vôlei:

Data: 16/9 (sábado)

Turno: manhã – abertura 8h30

Categoria: Leão e Leãozinho (classificatória)

Local: Escola Germano Paciornik

Rua Joaquim Cardoso da Silveira, 187 Bairro Boqueirão

Escolas participantes: Germano Paciornik, Maria Ienkot Zeglin e Antônio Pietruza


Data: 23/9 (sábado)

Turno: manhã – abertura 8h30

Categoria: Leão e Leãozinho (classificatória)

Local: Escola Maria do Carmo Martins

Rua João Dembinski, 700 – Bairro Cidade Industrial

Escolas participantes: Maria do Carmo Martins, CAIC Bairro Novo e João Stival


Data: 30/9 (sábado)

Turno: manhã – abertura 8h30

Categoria: Leão e Leãozinho (classificatória)

Local: Escola Professor Kó Yamawaki

Rua Epaminondas Santos, 2816 – Bairro Alto

Escolas participantes: Kó Yamawaki, Expedicionário e Anísio Teixeira


Data: 7/10 (sábado)

Turno: manhã – abertura 8h30

Categoria: Leão e Leãozinho (Finais)

Local: Escola Maria Ienkot Zeglin

Rua João Budel, 163 – Bairro Butiatuvinha

Fonte: Prefeitura de Curitiba