O que é preciso para iniciar a recuperação financeira do seu negócio e seguir com a empresa aberta, sem problemas? O melhor é iniciar a recuperação da empresa que, obviamente, depende da situação e do histórico do negócio. A Contabfácil preparou algumas dicas para indicar o melhor caminho nesse processo!

Faça um planejamento financeiro
No planejamento é possível identificar a situação financeira do negócio bem como quais são os problemas que estão colocando em risco o funcionamento da operação, além de ajudar a criar estratégias.  Muitas empresas gastam mais do que arrecadam ou tem receita insuficiente para as obrigações no curto prazo. Este é o momento para traçar ações que podem ser adotadas para sair da crise financeira – a começar pela análise do fluxo de caixa.

Analise as opções
Algumas medidas podem ser tomadas para mudar o cenário, como diminuir o tamanho do negócio, melhorar  produtos e serviços, cortar gastos e por aí vai. Depende, mais uma vez, da realidade de cada empresa. Antes de aplicar seu dinheiro em mudanças radicais, pense no que é preciso realizar uma análise do negócio com uma projeção do que a empresa produz e do que poderá vir a produzir.  Você poderá ter visões totalmente diferentes, com novas possibilidade  como crédito para capital de giro.

Reestruture dívidas
Coloque todas as dívidas em uma planilha, classifique e estude quais devem ser priorizadas, seja por grau de importância ou peso dos juros. Salários dos colaboradores, fornecedores e tributos são alguns exemplos do que pode entrar neste estudo. Determine as dívidas que não serão pagas agora, os passivos que serão renegociados, uma possível redução no quadro de funcionários e até uma nova precificação de produtos e serviços.

É importante avaliar de tempos em tempos os resultados obtidos com essas medidas e traçar novas estratégias. Dependendo dos resultados, a empresa precisará recorrer a um processo de recuperação judicial.

Renegocie as dívidas
Depois de colocar todas as dívidas no papel, vamos para a renegociação.  Entenda, com antecedência, quanto terá por mês para quitar uma dívida. Lembre-se que o momento ideal para fazer a renegociação é antes do vencimento das dívidas, pois os credores estão mais sensíveis à sua dificuldade.

Menos custos
O que pode ser cortado na empresa? Pense se algum corte será significativo – de qualquer tamanho. Essa medida vai trazer mais dinheiro ao caixa para sanar as despesas em curto prazo, mas não faça cortes que prejudiquem sua operação.

Siga a Contabfácil no Facebook e no Instagram e tenha mais dicas para a gestão financeira e contábil do seu negócio.