Não importa o tamanho da companhia, todas as empresas sabem de duas coisas básicas quando o assunto é encontrar um líder para os seus negócios:
– Existem vários modelos de liderança no mercado e

– Não existe o líder certo ou errado.

Portanto, afirmar de que determinado modelo de liderança funciona mais do que outro é equivocado. O que existe são pessoas que precisam desenvolver outras habilidades como líder.

O mais importante é evitar ser um líder venenoso. Mas o que caracteriza este líder? Você sabe identificar? Você seria um destes líderes venenosos?

A Master Coach, Bianca Caselato, exemplifica quais são estes “maus” exemplos de liderança!

Lider Linha Dura
É o líder mais arrogante. Em um determinado ponto dentro da companhia, o líder de fato precisa ter um posicionamento mais impositivo, que pode até se caracterizar com uma certa arrogância – e não significa que ele está errado -, mas se este líder utilizar esta arrogância constantemente, ele passa a ser um líder venenoso para a companhia.

Bianca entende que o ideal é que este líder arrogante desenvolva as suas habilidades e tenha novas competências:
– Ter uma visão sistêmica;
– Saber ouvir o colaborador;

– Dar novas ideias,
– Extrair o máximo do talento do seu colaborador;
– Saber como impulsionar, motivar e principalmente reconhecer os bons trabalhos.

“Este reconhecimento é fundamental para que este líder deixe de ser arrogante. E este reconhecimento não é referente apenas ao dinheiro, mas também valorização do trabalho. Este é um fator motivador para o colaborador a ir adiante.” afirma Caselato.

Líder Gente boa, demais!

Estes são os chamados chefes bonzinhos demais. Em contrapartida do líder arrogante, este é bem fácil de ser identificado: As pessoas abusam da boa vontade dele sem moderação.

“Ele não sabe dizer não. Ele não sabe dar um bom feedback. Até critica mas sempre de um jeito muito amigo. Este líder acaba levando seus colaboradores para uma mesa de bar ou um lugar mais informal e não consegue se posicionar como exige a sua função. Não há o respeito automaticamente.”

Esse caso do “bonzinho” é conhecido formalmente como líder muito democrático. Ele vai escutar todo mundo, a opinião de todos, mas não vai conseguir se posicionar:

“Será uma dificuldade muito grande para este líder se posicionar e ele pode ser até enganado. Por exemplo, ele vai exigir do colaborador um atraso e este colaborador  começa a inventar desculpas e enrolar. O líder nunca vai conseguir se impor.” alerta Bianca.

Melhor modelo é o Líder Coach
Nem tanto rumo ao céu, nem tanto em direção ao inferno. Para Bianca Caselato, o verdadeiro líder precisa ter elementos destes dois modelos citados acima para formar o Líder Coach:

“É preciso que este líder ideal tenha flexibilidade, pode chamar a equipe para chamar para o happy hour, por exemplo, sem necessariamente perder a firmeza. É necessário que se tenha a  aceitação das pessoas e elas precisam idealizar esse líder também”.

O líder coach, portanto, tem um posicionamento definido e a admiração dos colaboradores. Bianca reforça que toda a motivação precisa nascer do líder e nada pior do que um líder que seja desmotivado, arrogante ou bonzinho demais:


“Um líder sem motivação para fazer as atividades do cotidiano acaba com o gás da empresa e também se torna um líder venenoso” alerta a Master Coach.

Foto: static pexels

Sobre Bianca Caselato
Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA – European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.

Bianca Caselato Master Coach Trainer
Rua Padre Anchieta, 2540 – Sala 1115, Champagnat – Curitiba, Paraná
http://biancacaselato.com.br/

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

KAKOI Comunicação
R. Gumercindo Mares, 119 – Vista Alegre, Curitiba – PR,
Fone:  (41) 3014-7662
www.kakoi.com.br