A Secretaria Municipal da Educação (Seduc) promove nesta segunda, 2, a abertura da Semana de Conscientização do Autismo. O objetivo é valorizar o respeito, a aceitação e a compreensão da singularidade que afetam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A abertura começa às 9 horas, no Auditório Hélio Moreira, com a palestra “Conscientização do Autismo: Do que estamos falando”, ministrada pela diretora da Associação Maringaense dos Autistas (AMA), Deise Costa.
Em seguida, será desenvolvida roda de conversa com tema “Falando sobre autismo”, coordenado pelo Antônio Ferreira Neto, bacharel em Direito do Autista. Às 8 horas a Associação Maringaense dos Autistas promove atividades com alunos no Ginásio de Esportes Chico Netto. A programação segue nos dias, 2, 3, 4, 5 e 8 com capacitação para profissionais da saúde, educação e comunidade.
A Secretaria de Educação, Valkíria Trindade, explica que o objetivo é promover o diálogo do trabalho prestado nas unidades educacionais e mobilizar reflexões de acolhimento e atendimento do autista. “Se não conhecemos sobre o autismo, não é possível entendê-los”, disse. O encerramento, no domingo, 8, será marcado com a caminhada de conscientização do autismo, às 9 horas, no Parque do Ingá.
A Rede Municipal de Educação de Maringá, atende 192 crianças autistas, sendo 79 no Ensino Infantil e 113 no Ensino Fundamental. Para dar auxílio às famílias, o município conta com o Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), disponibilizando serviços de fonoaudiologia, estimulação essencial (atraso de desenvolvimento), nutricionista, psicologia escolar e psicopedagogia. Além de autistas, o Cemae atende todos os alunos da rede com necessidades de atendimentos especiais.
Além disso, 22 Centros de Educação oferece sala de recurso multifuncional para alunos com deficiência, incluindo autistas, no período de contra turno. O serviço, desenvolvido duas vezes na semana, auxilia no atendimento pedagógico da criança.
A Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá foi instituída pela Lei nº 9.984/2015, de autoria do então vereador e atual prefeito Ulisses Maia, com a finalidade de disseminar informações sobre o tema autismo e diversas atividades destinadas à familiares de crianças autistas, educadores e comunidade em geral.
Fonte: Prefeitura Maringá