Foi aberto oficialmente, nesta quarta-feira (04), o Maio Amarelo. A solenidade no plenário da Câmara Municipal reuniu secretários municipais, vereadores, sociedade civil, autoridades do trânsito e o prefeito Toninho Fenelon. Durante este mês serão realizadas, pela Secretaria de Transportes e Trânsito, medidas visando uma maior segurança no trânsito.

O secretário da pasta participou da cerimônia de abertura e agradeceu pela cooperação de todos. “A causa que nos traz aqui é nobre. Buscamos trabalhar pela legislação, principalmente, através das medidas preventivas. A realização desse projeto é mais uma medida que busca aumentar a segurança do cidadão”, discursou Miguel Ferreira de Paula.

Toninho Fenelon cumprimentou todos os presentes e também destacou. “Esta é uma cidade que desenvolve indústria, comércio e consequentemente cresce em sua população. Isto significa que precisamos estar atentos às vidas que podem ser salvas por projetos como este”,  disse o prefeito. Ele concluiu orgulhoso de participar de uma ação com resultados tão positivos. “São José dos Pinhais é uma das duas únicas cidades “não capital” presente neste programa que salva vidas. O nosso compromisso é proteger a todos e buscar uma sociedade melhor para a sociedade com maior qualidade de vida”.

Maio Amarelo faz parte do programa Vida no Trânsito

A ação é resultado de uma iniciativa tomada em 2010, pela ONU. A Organização reuniu 10 países para buscar uma redução de riscos no trânsito. O Maio Amarelo, faz parte do programa Vida no Trânsito. Desde que foi criado em 2012, as mortes no trânsito em São José dos Pinhais caíram em 33%.  A coordenadora, Josiane Arruda, alertou para a necessidade em dar a máxima atenção ao assunto. “Precisamos realizar ações integradas, unir poder público e sociedade civil organizada”, afirmou Josiane, que também falou sobre algumas ações previstas para este mês. “Vamos envolver pedestres, taxistas e motoristas e promover ações educativas. Teremos um grupo de conscientização na Rua XV, caminhada e passeio ciclístico”, afirmou.

A coordenadora ainda explicou sobre os três pilares da Secretaria para promover um trânsito protegido. “Nos baseamos na educação, engenharia e fiscalização. Precisamos informar o cidadão, manter uma boa infraestrutura para pedestre e motorista. A fiscalização é um dever do Estado para garantir que os outros dois fatores estão sendo bem aproveitados”, concluiu.

As atividades do Maio Amarelo vão até o dia 23 de maio, e conta com ação com taxistas no Aeroporto Afonso Pena.

Fonte: Prefeitura de SJP