noticia_121092_img1_5f1.interA partir de hoje, um pedaço de Curitiba será da Fifa. Nos dias de jogos da Copa do Mundo na Capital – 16, 20, 23 e 26 de junho -, o entorno da Arena da Baixada terá o trânsito bloqueado e o acesso, restrito, sendo que apenas pessoas cadastradas ou com o ingresso na mão poderão circular pela região. Além disso, a partir de zero hora do dia do jogo, até duas horas após a partida, não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas do entorno da Arena. Os carros que estiverem estacionados poderão ser guinchados.


Para os moradores, trabalhadores e prestadores de serviços que precisem circular no perímetro de segurança do estádio Arena da Baixada, durante os jogos da Copa, a opção é fazer um cadastramento, que começou no dia 30 de abril. Mais de 30 mil pessoas já pegaram suas credenciais e cerca de 50 mil pediram o cadastro pela internet.
Mas mesmo aqueles que estiverem com suas credenciais terão limitações para se locomover: quatro horas antes do início das partidas e até duas horas depois, não será permitida nenhuma circulação de veículos particulares ou mesmo credenciados no interior do perímetro de bloqueio, que valem para os trechos da Rua Des. Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile); Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde); Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana); Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim) e Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des Westphalen). Deslocamentos de emergência serão feitos por ambulâncias, bombeiros ou outros veículos oficiais.

Já aqueles que irão ao estádio para assistir aos jogos, as principais opções são o transporte coletivo e os táxis. Segundo informou a Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), os taxistas terão um bolsão de acesso ao estádio, pegando a Rua Nunes Machado e depois a Brasílio Itiberê, voltando pela Rua 24 de Maio. Já aqueles que optarem pelo “busão”, além das 18 linhas de ônibus que passam diariamente perto da Arena, a Prefeitura também irá disponibilizar três linhas especiais (PUC-PR, UniCuritiba 1 e UniCuritiba 2) e duas linhas extras (Circular Copa e Aeroporto/Terminal Boqueirão). De acordo a prefeitura de Curitiba, será possível transportar até 27 mil pessoas por hora até a Arena da Baixada em dias de jogos.

Por fim, se você resolver ir de carro até o estádio, poderá estacionar seu veículo em estacionamentos no centro da cidade. O Shopping Curitiba, inclusive, irá disponibilizar seu estacionamento com tarifa especial para o período de seis horas no dia dos jogos. O local fica a cerca de 1 km do estádio, cerca de 12 minutos de caminhada.

Fonte: Bem Paraná