Estar seguro em casa e no trabalho é o desejo de todos, e é por isso que muitas residências e empresas contratam vigilantes para garantir a segurança da melhor maneira possível. Mas para desempenhar esse trabalho, alguns requisitos são necessários.

Segundo a gerente da Hunter´s Academia de Segurança do Grupo Poliservice, Selma Monteiro, o interessado em se tornar vigilante deve ser maior que 21 anos, ter, pelo menos, a 4ª série do Ensino Fundamental e ser aprovado em cursos de formação oferecidos por escolas especializadas. “Além disso, o candidato deve ter sido aprovado em exame de saúde física e mental, estar de acordo com as obrigações eleitorais e militares e não ter antecedentes criminais”, completa.

O curso dura em torno de 16 dias, e o horário vai das 8h às 19h30. Para a formação de vigilantes noturnos, a duração é, em média, de 40 dias, de segunda a sábado, das 18h30 às 22h30 (exceto feriados). A Hunter´s também realiza cursos de reciclagem de vigilantes, segurança pessoal privada, escolta armada, entre outros.

Assim que o candidato se inscreve numa academia para formação de vigilantes, a escola recebe e confere toda a documentação exigida na Portaria 387/2006. Após conclusão e aprovação no curso, os documentos e certificados são encaminhados para a Polícia Federal para o registro da profissão.

Os direitos e deveres dos vigilantes estão no artigo 16 da Lei 7.102/83. Nela, há todas as orientações como os cuidados com a profissão, o preparo para exercer a função e a metodologia do curso. É importante também lembrar que as empresas que contratam funcionários sem o preparo ideal estão agindo à margem da lei e correndo os riscos de resultados não tão precisos.

A Carteira de Nacional de Vigilante é válida por quatro anos, mas o aluno só a recebe quando estiver em atividade. Quem providencia a carteira é a própria empresa.

A Hunter´s Academia de Segurança forma vigilantes e conta com instrutores com experiência internacional, apostando na união do ensino prático e teórico.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sky Monkeys Digital

0 comentário em “Saiba como funciona o curso para formação de vigilante

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.