empregoA Região Metropolitana de Curitiba registrou a menor taxa de desemprego na média do ano passado, em comparação com as seis regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Mensal do Emprego foi divulgada nesta quinta-feira (31/01). Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a taxa da RMC ficou em 3,8%, à frente da região de Porto Alegre (RS), que registrou 4%, na média de 2012.

O IBGE registrou para as seis regiões metropolitanas pesquisadas a menor taxa de desocupação de sua série histórica desde 2002, estimada em 4,6% da população economicamente ativa em dezembro de 2012. Esse número de dezembro consolidou também a menor média anual da série em 5,5% para o ano passado. Com relação ao último mês do ano passado, a RMC registrou taxa de desocupação de 3,2%, pouco acima da de Porto Alegre, com 3%.

De acordo com Daniel Nojima, diretor do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, em geral, a taxa observada na RMC confirma o forte aquecimento do mercado de trabalho. “Ao longo de 2012, o crescimento do pessoal ocupado foi capitaneado pelos setores de serviços e construção civil”, diz Nojima. Ele também comentou que o aquecimento se deu devido aos elevados patamares de consumo propiciados pelo crédito facilitado e do patamar sensivelmente menor das taxas de juros praticadas pelo Banco Central.

Ainda conforme o Ipardes, na RMC, o rendimento médio real dos trabalhadores foi de R$ 1.881,80 em dezembro. No comparativo nacional, a remuneração ficou como a terceira maior entre as regiões pesquisadas, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Para as seis regiões, o rendimento médio real foi de R$ 1.805,00.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego encerraram 2012 indicando a manutenção da tendência de expansão do emprego formal no Paraná, ainda que a taxas inferiores às observadas em 2011. No ano passado, o crescimento do saldo líquido do emprego com carteira foi de 3,6% com relação ao mesmo período do ano anterior, superando levemente o nacional (3,4%). Na capital paranaense, a expansão é de 2,4% na mesma comparação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias