A fila de espera por vagas em CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) em Maringá deve reduzir de 1.985 para 635 ainda nesse primeiro semestre. A informação é da SEDUC (Secretaria Municipal de Educação) e está relacionada a conclusão de reformas, ampliações e construção de mais uma unidade disponibilizando novas 1.350 vagas.
Conforme a secretária responsável pela pasta, Valkíria Trindade de Almeida Santos, já iniciou e deve ser realizada nos próximos meses uma análise sobre a questão, para identificar as demandas por localização geográfica. “Para estruturar um planejamento eficiente precisamos desenvolver alguns estudos e avaliar, de acordo com o orçamento disponível, a melhor forma de amenizar as demais vagas de espera”, afirma.
As CMEIs em fase de conclusão de reforma e ampliação são José Pacheco dos Santos, Iria de Castro, Ademar Schiavone, Dona Guilhermina, Lia Terezinha Sambatti, Dorcelina Folador, José Cláudio Pereira Neto, Anjo da Guarda, Herbert José de Souza, e a construção de uma nova unidade na Avenida Advogado Horácio Raccanello, no centro da cidade. Após a conclusão das obras de cada unidade, inicia o trâmite de concurso e contratação de profissionais.
Atualmente estão matriculadas nos 63 CMEIs 11.746 crianças de 0 a 5 anos. Entre os bairros com maior demanda por vagas de espera está o Conjunto Residencial Ney Braga, Zona 2, Jardim Colina Verde, Conjunto Itaparica, Conjunto Residencial Branca Vieira.
Reserva de vaga – O período das matrículas para a educação infantil já encerrou e a inscrição por vaga na fila de espera pode ser feita em qualquer unidade. Os pais ou responsáveis pelas crianças devem apresentar documento pessoal com foto, conta de energia elétrica como comprovante de residência e carteira do SUS da criança. A vaga, preferencialmente, será destinada a uma unidade mais próxima da residência. O Ministério Público e o Conselho Tutelar acompanham de maneira permanente o andamento da fila de espera.
Fonte: Prefeitura de Maringá