Agora dá para pedir a ampliação para pagar o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ou Pronampe. De acordo com o Ministério da Economia, os  bancos podem estender o prazo de carência de pagamento de oito para 11 meses. Esta mudança no texto do regulamento foi aprovada pela assembleia de cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO) na última segunda-feira. 

Desde já, as empresas que desejarem prorrogar a carência da linha do Pronampe devem procurar as instituições financeiras com as quais firmaram os contratos de crédito para fazer o acerto.

O que é Pronampe
O programa foi criado em maio de 2020 para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia de COVID-19.

As operações de crédito foram criadas exclusivamente para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento, ou seja, para micro e pequenas empresas adquirirem máquinas e equipamentos, realizar reformas – além de efetuar pagamentos de despesas operacionais como salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).

E a ajuda chegou em boa hora, pois as empresas beneficiadas assumiram o compromisso de preservar o número de funcionários e utilizaram os recursos para financiar a atividade empresarial em  investimentos e capital de giro para despesas operacionais, por exemplo.

O Ministério da Economia informou que o programa liberou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores.

Siga a Contabfácil no Facebook e no Instagram para ficar por dentro desta e de outras medidas que afetam diretamente a gestão financeira do seu negócio!