O projeto Conversação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi classificado para a etapa final do prêmio Zero Project 2022, da Áustria. A premiação busca identificar práticas e políticas inovadoras de todo o mundo centradas em possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência. O resultado deve ser anunciado em fevereiro de 2022 .

A Conversação em Libras é feita desde 2017. Agora em razão da pandemia, os encontros passaram a ser on-line, o que possibilita que pessoas surdas e ouvintes do Brasil inteiro participem.

As reuniões acontecem todas às quartas-feiras, das 9h às 11h, e a participação é gratuita. O projeto é mantido pela Central de Libras e ensina as pessoas a se comunicarem usando a Língua Brasileira de Sinais.

“A Conversação em Libras possibilita que as pessoas escutem com os olhos, falem com as mãos e sintam com o coração”, explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.

Inovação

Na conversação desta quarta-feira (13/10), a intérprete de Libras Sandra Mara Mathias interpretou a fala da funcionária surda Daniela Guidugli, que explicou aos participantes que foi preciso se adaptar para continuar com o projeto.

“Com essa nova situação da pandemia precisamos inovar. Agora na forma on-line mais pessoas podem participar. Vocês são responsáveis por o projeto seguir em frente”, afirmou Daniela aos 28 participantes desta quarta. “Agora nosso projeto virou global”, definiu.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar da reunião on-line da Conversação em Libras, basta ligar nos telefones (41) 3221-2262 ou no (41) 99255-8206 e dar o nome para um cadastro.

“Essa pessoa vai receber o link pelo WhatsApp para participar”, explicou Denise Moraes.

Curitibinhas

A Central de Libras também coordena a Conversação em Libras para Curitibinhas. Os encontros são feitos na forma on-line, todas as sextas-feiras.

Informações sobre como participar da Conversação em Libras para Curitibinhas podem ser obtidas no e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br ou pelo WhatsApp (41) 99255-8206.

Zero Project

O Zero Project é uma iniciativa da Fundação Essl, organização sem fins lucrativos, que, desde 2008, desenvolve trabalhos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo.

O projeto fornece uma plataforma na qual as soluções mais inovadoras e eficazes para os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência são compartilhadas.

Todos os anos, a equipe do Zero Project seleciona boas práticas relacionadas a um dos temas abordados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e as premia. Conheça mais sobre o Zero Project no site deles.