Um importante projeto realizado em Agudos do Sul vem beneficiando dezenas de agricultores de baixa renda. Trata-se de um programa de habitação rural que, em nível federal, faz parte do Minha Casa Minha Vida e que, em Agudos do Sul, foi denominado de Minha Casa Minha Alegria.

O projeto no município vem sendo realizado através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os recursos são da Caixa. Segundo Mery Terezinha Halabura Woiciekovski, presidente do sindicato, o processo foi iniciado há dois anos, quando o sindicato começou a elaborar a documentação dos beneficiários. “Em maio de 2012, o benefício foi liberado e os contemplados puderam assinar o contrato com a Caixa”, lembra.

Foram beneficiadas 32 famílias, com valor de 25 mil reais cada, totalizando um montante de 800 mil reais. A partir daí, as construções foram iniciadas e as primeiras delas já estão sendo concluídas e entregues. Sete estão prontas e a previsão é que todas estejam entregues até novembro. A primeira foi a do produtor rural Antonio Andrade de Assis, da comunidade de Areias. Ele não esconde o contentamento e já está morando com sua família, de seis pessoas, na nova residência.

O programa Minha Casa Minha Alegria é destinado para agricultores familiares do município de Agudos do Sul com renda de até 15 mil reais por ano. Há apenas contrapartida dos beneficiários junto a Caixa para custear as taxas administrativas. São 1 mil reais, divididos em quatro parcelas de 250 reais, uma por ano, sendo que a primeira vence em maio de 2013.

Segundo apresidente do sindicato, é uma grande alegria para a entidade poder ajudar estas famílias. “É muito gratificante poder contribuir com a realização dos sonhos destas pessoas”, finaliza Mery.

Fonte: O Regional

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.