A Prefeitura vai promover, na noite desta segunda-feira (10/6), a segunda reunião com moradores da cidade para a construção do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan). O encontro será das 18h às 21h, no Gunha Esportes, no bairro Campo Comprido.

Vão participar moradores das regionais Fazendinha/Portão, CIC e Santa Felicidade. As vagas são limitadas e quem tiver interesse em participar deve procurar os núcleos regionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) nas Ruas da Cidadania para se inscrever. As inscrições e reuniões são gratuitas.

A coordenação das discussões para Curitiba criar o 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é feita pela Smab. O plano deve ser concluído até o fim deste ano e vai valer por quatro anos, de 2019 a 2023.

Câmaras Intersetoriais

O assunto começou a ser tratado no ano passado, quando foram feitas reuniões com as Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Já foram feitos encontros dos oito colegiados que compõe a Caisan e seus representantes técnicos e gestores nos dez núcleos regionais da Smab.

Agora a discussão é com os moradores. A Prefeitura quer ouvir a opinião da população sobre ações que valorizem a alimentação saudável e o consumo consciente. A primeira reunião com moradores foi feita no dia 5 de junho e envolveu as regionais Matriz, Cajuru e Boa Vista.

A próxima será feita no dia 17 de junho e vai envolver as regionais Pinheirinho, Tatuquara, Bairro Novo e Boqueirão.

Os relatórios das reuniões e tudo o que envolve a criação do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional pode ser consultado pela página da Smab no ciste da Prefeitura.

Ações

A Prefeitura tem programas para incentivar a alimentação saudável e tratar da segurança alimentar com a população, como os Armazéns da Família, que beneficiam cerca de 260 mil famílias na capital, as 27 hortas comunitárias, as ações de valorização dos 34 mil agriculturares da região metropolitana através do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole)

Também está em implantação a Fazenda Urbana, que ficará ao lado do Mercado Regional do Cajuru e terá o que há de mais moderno em modelos de plantio, como uso de energias renováveis (eólica e solar) e o reaproveitamento de água de chuva para irrigação e bioenergia.

Serviço: reunião do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Data: 10/6/2019
Horário: das 18h às 21h
Local: Gunha Esportes (Rua Dionira Moletta Klemtz, 237 – Campo Comprido)
A reunião é para moradores das regionais Portão/Fazendinha, CIC e Santa Felicidade. Vagas limitadas, inscrições pelos Núcleos Regionais da Smab nas Ruas da Cidadania.