Visando aumentar a segurança de condutores e pedestres, a Prefeitura de Araucária está investindo R$ 1,2 milhão na pintura de 150 mil metros quadrados de sinalização horizontal nas vias da cidade. Além disso, foram adquiridos e implantados tachões com LED (conhecidos por ‘olho-de-gato’) em duas regiões da cidade. Os recursos disponibilizados são do Departamento de Trânsito e têm como finalidade exclusiva para investimentos na área de sinalização e educação para o trânsito.

A pintura da sinalização horizontal (150 mil metros quadrados), por ser um grande trabalho, que deve se estender por alguns meses. No caso dos tachões com LED, foram adquiridos 120 unidades para teste. Ao contrário do dispositivo mais simples, a versão com LED, além de refletir, também emite luz. Segundo informações do Departamento de Trânsito de Araucária, uma hora de luz natural garante funcionamento do dispositivo por 6 horas.

Os tachões foram implantados em dois trechos: o primeiro é a porta de entrada da cidade, em cerca de 350 metros da rua Victor do Amaral (incluindo o viaduto sobre a rodovia do Xisto). O local é o que registra maior movimentação de veículos na área urbana. De acordo com o Departamento de Trânsito, o primeiro impacto dos motoristas tem sido o de reduzir a velocidade ao se deparar com a sinalização em LED na Victor do Amaral.

O outro trecho, de cerca de 100 metros, fica na Avenida Independência em um trecho recentemente asfaltado pela Prefeitura e que possui curvas acentuadas. Os dispositivos com LED adquiridos estão sendo testados. Se aprovados, outros trechos de vias poderão receber mesma a tecnologia.

foto: Carlos Poly/SMCS