Se já é complicado pedir aumento em um momento “normal”, imagine na pandemia, não é mesmo?  Tem muita gente que nem pensa em pedir aumento na pandemia por medo de que algo saia errado. Poder ser que a empresa não esteja passando por um momento muito bom pela COVID-19 e, é natural que colaboradores tenham até mesmo medo de má interpretação  pelos seus gestores 

Mas a verdade é que esse aumento de salário não é impossível – desde que o pedido seja feito com argumentos plausíveis.

A primeira coisa é estar preparado com informações. Pesquise como a empresa está trabalhando, pois a pandemia pode realmente ter afetado a saúde financeira. Claro que o seu chefe não vai dizer como estão as finanças, mas é possível dar uma de detetive e descobrir de maneira não oficial conversando com outros funcionários, observando a produtividade e analisando o desligamento de companheiros de trabalho. 

Se o fluxo de demissões for muito alto, pode ser um indicativo de que a empresa não está muito bem – mas, por outro lado, pode significar que a empresa, com menos funcionários, pode precisar mais de você. Aí é possível cogitar um aumento de salário.

Com menos funcionários fica (em teoria) mais fácil pedir um aumento usando o argumento de que o seu papel na empresa passou a ser mais fundamental – isso, claro, se isso for realmente verdadeiro.

Se você for considerado fundamental mesmo na contenção de despesas, suas chances aumentam.

Em qual momento?
Isso tudo, claro, na hora certa. Perceba qual seria o melhor momento para pedir um aumento salarial, ou seja, não faça esse pedido durante um momento de cortes. Neste caso, use o seu feeling para não jogar a chance no lixo pois pedir um aumento enquanto a empresa está no meio de demissões. Isso mostra que você não está preocupado  com o negócio, e sim com o próprio bolso.

Em tempo: Pedir aumento neste momento pode não ser possível, porém, já dá para plantar a semente. Peça um feedback sobre suas atividades, melhore os apontamentos e, aí sim, formule o pedido. Boa sorte.