incêndioAlerta máximo nos campos do Paraná! O Corpo de Bombeiros registrou 594 incêndios em vegetação no estado apenas nos primeiros seis dias de agosto. Quase 100 queimadas por dia. Em julho, foram atendidas 694 ocorrências. O clima seco, somado aos ventos fortes e à vegetação ressecada pelas fortes geadas e a neve, contribui para a propagação do fogo e preocupa órgãos do Governo do Estado, que começam a discutir ações para prevenir danos.

As regiões com maior incidência de geadas são a dos Campos Gerais (19%), seguida da Região Metropolitana de Curitiba (17%), Norte Pioneiro (11%) e Noroeste (10%). As regiões Central e Oeste também têm 9,6% cada uma. O capitão Eduardo Pinheiro, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, informa que os locais onde há maior probabilidade de incêndios são zonas rurais e margens de rodovias, além de terrenos baldios nas áreas urbanas.

Prevenção
O Plano Mata Viva é composto por mais de 20 órgãos estaduais e criou o Conselho Mata Viva, que prevê ações regionalizadas, como a que aconteceu em Toledo, e estaduais que deverão acontecer na próxima semana. O capitão Rogério Lima de Araújo destaca que 90% dos incêndios florestais são provocados pela ação do homem. Provocar queimadas, sem a autorização do IAP ou Corpo de Bombeiros, é considerado crime ambiental passível de prisão e multa. A multa varia de acordo com a gravidade e vai de R$ 500 a R$ 10 milhões.

Mesmo com a legislação, o capitão Eduardo Pinheiro explica que a maioria das ocorrências registradas foi causada por pessoas que usam o fogo para limpar seus terrenos. “Essa é uma questão cultural que precisamos mudar. Nossa maior preocupação é sensibilizar as pessoas que ainda fazem esse tipo de queimada e as demais para que denunciem o crime ao Corpo de Bombeiros e outras autoridades”.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN