Febre AftosaSetor agropecuário com novidades no Paraná! Com a implantação de um sistema de comprovação online de vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa a partir do próximo dia 1º. de maio, pecuaristas e fornecedores da vacina poderão realizar o procedimento diretamente no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

O sistema on line de comprovação da vacina contra a febre aftosa foi desenvolvido pela Adapar em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e estará disponível já na próxima campanha de vacinação, que acontece em maio.

O produtor vai poder registrar, pela internet, que vacinou seu rebanho. Para validar o processo, é preciso que o revendedor da vacina também faça a comprovação da venda do produto ao criador. Se não quiser utilizar esta opção, o produtor poderá realizar o processo nos moldes tradicionais, diretamente nas unidades locais de sanidade agropecuária do Estado.

A vacinação do rebanho paranaense será realizada a partir do próximo mês. Devem ser vacinados bovinos e búfalos de até 24 meses de idade, o que envolve cerca de 4,4 milhões dos 9,5 milhões de animais existentes no Estado.

O anúncio feito pelo governador dá início à divulgação do novo sistema junto aos produtores. Segundo a gerente de saúde animal da Adapar, Andria Amarante Calderari, trata-se de um recurso totalmente seguro, pois possui vários códigos fontes que garantirão o lançamento correto por parte do produtor e do revendedor da vacina.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná