Você viu esses carros que passam, sem nenhuma identificação, com uma gravação pedindo óleo usado? Parece prático, não é? Afinal, ele está passando na porta da sua casa, recolhendo óleo usado.Fica o alerta: não é uma boa ideia pedir para ele parar e doar o seu óleo, e por um simples motivo: você não sabe a destinação correta, afinal, eles não têm nenhuma identificação.

Óleo usado é coisa séria e a Ambiental Santos vai explicar os perigos.
Óleo pirata
Será que este óleo não será filtrado, peneirado e reutilizado para o comércio ou residências, como um “óleo pirata”?
Um óleo que até outro dia era lixo?  
Nestes dias, tudo o que alguém mal intencionado puder fazer para lucrar, vai fazer. Ao invés de vender este óleo usado para reciclagem com intermediários sérios que darão uma boa destinação, pode ser que, de maneira ilegal, este óleo seja vendido como novo. No mercado, o preço médio varia entre R$3 e R$4, e este óleo pirata pode ser vendido pela metade do preço. Tem gente que compra, acredite ou não!
E tem mais! O carro que recolhe o óleo, que você está vendo na foto, realiza o transporte de maneira ilegal. Tanto que nem possui identificação na lataria. Para fazer este tipo de transporte, há uma série de padrões legais que precisam ser atendidos para evitar derramamento ou acidentes mais graves pelas ruas com os tambores soltos na carroceria.
Você comeria lixo?
Vamos pensar por outro ângulo. Este óleo só foi jogado fora pois é lixo. Foi usado inúmeras vezes e foi para nas lixeiras, em contato com ratos, baratas e outros insetos – sem contar material orgânico. O óleo acaba em embalagens que, muitas vezes, nem foram lavadas corretamente e tem gente que sua embalagens de produtos de limpeza. Já imaginou a contaminação?
Qual a melhor solução? Denunciar quem faz esta prática de recolher óleo e entrar em contato com a Ambiental Santos quando tiver óleo usado. A Ambiental Santos dá a melhor destinação do óleo, certificado pela lei, de forma responsável.
Lembre-se: Você pode até não vender seu óleo para eles, mas alguém vai vender e este óleo pode ser usado ali, naquele restaurante do lado da sua casa…
Siga a gente no Facebook e no Instagram – e se encontrar o tal carrinho do óleo sem identificação,nem pense