Não faz nem um ano desde que as pessoas perdiam oportunidades justamente por morarem longe de onde as vagas estavam. Dependendo da função, esse tipo de problema é coisa do passado – e esse é, talvez, um dos poucos pontos positivos da pandemia: o despertar do trabalho à distância!

“O local onde a pessoa mora já não importa muito e o espaço de trabalho tornou-se muito flexível. Existem empresas que adotaram o modelo remoto, já pensando em um sistema que virá depois da esperada pós-pandemia” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

2020 Consolidou o Teletrabalho
A especialista reforça que todo o processo de recrutamento já está acontecendo online, com colaboradores que estão trabalhando em uma empresa e nem mesmo tiveram que ir até a agência de seleção ou nos escritórios para os quais foram contratadas: “Avançamos tanto neste novo cenário também é possível contratar mão de obra presencial à distância, como aconteceu recentemente no Chile. Selecionamos diversos trabalhadores em Santiago para uma indústria que se instalou na região. Tudo feito desde aqui, do Brasil, e correu muito bem” lembra Catalano.

Quais modelos de trabalho estarão em alta em 2021?
Se 2020 trouxe avanços para quem nem cogitava vagas pela distância, 2021 vai ser a consolidação de algumas modalidades e funções.

1 – Modelos Home Office: Este é o modelo em que os colaboradores já possuem expertise na modalidade e a empresa fornece todo o necessário para desempenhar a função: “O colaborador precisa, necessariamente, estar em sua casa durante o expediente de trabalho. Já é uma alternativa interessante para quem vive em uma localidade sem perspectiva de crescimento”.

2 – Trabalho Remoto: O colaborador pode estar em qualquer lugar do mundo, necessitando apenas de equipamento disponível para trabalhar, normalmente através de um computador, e boa conexão: “Este modelo já é bem conhecido e utilizado por mochileiros, que vivem cada mês em um país. Necessário muita disciplina e organização para não deixar essa liberdade atrapalhar as responsabilidades.”    

3 – Modelo Híbrido: Há espaço físico, mas também a possibilidade de se trabalhar em outro local. É um modelo interessante quando começarmos a voltar gradativamente à normalidade, ou na melhor das hipóteses, ao “novo normal”: “Cada colaborador ou gestor, dependendo da política da empresa, decide onde será melhor desempenhar suas atividades. Tudo precisa ser alinhado entre equipe e gestão” finaliza Catalano.