Hospitais, normalmente, não são locais que remetem à alegria. Nesta quarta-feira (03), entretanto, o clima no Hospital São José ficou um pouco mais leve. Essa mudança nos ares foi gerada por uma iniciativa da Secretaria da Cultura, que criou o projeto Música no Hospital e levou uma pequena mostra de música erudita ao local. Os músicos foram apresentados pelo prefeito Toninho Fenelon e pelo secretário da pasta, Imar Augusto.

“Descentralizar a cultura e desta forma, leva-la ao alcance de todos”. Assim foi definida, por Imar Agusto, a nova linha de pensamento da Secretaria da Cultura. Atendendo um pedido da gestão atual, o secretário afirmou que a ação de hoje significa apenas o início de um grande movimento. A ideia dos governantes é expandir cada vez mais o alcance das ações culturais da cidade. “Já fomos para o Guatupê, terminais e hoje pela primeira vez em um hospital. Vamos oportunizar o acesso à cultura para todos e em breve chegaremos à área rural”, afirmou Imar.

A proposta de promover a cultura de uma forma mais democrática é um desejos antigo da base de Toninho. Esta missão é, para a Pasta responsável, prioridade nos próximos anos. “Nós pensamos, com essa proposta, nos pacientes e em seus familiares, mas estamos alegrando o dia dos trabalhadores da saúde também. É uma maneira de acalentar o sentimento de stress e dor tão presentes no dia-a-dia destas pessoas”, concluiu.

A visão de quem faz…

O professor Edilson Silverio Junior, professor música do grupo disse se sentir grato por ter a oportunidade de ajudar as pessoas com música. “Música é alegria, bem estar e qualidade de vida. Fazemos música por prazer e nada me satisfaz mais do que tocar aquilo que desperte um bom sentimento”,  transmitiu Silverio. Ele também comentou sobre a escolha das canções. “Optamos por obras didáticas, que estivessem dentro dos níveis dos nossos estudantes. Elas são lúdicas e de fácil compreensão, para que os ouvintes pudessem recebe-las de forma leve e descomplicada”, finalizou.

Esta ação deve se repetir uma vez por mês e faz parte do plano de descentralização traçado pela Secretária de Cultura. Teatro, dança e oficinas também serão disseminadas de forma a abranger todo o território da cidade.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Foto: Paulo Szostak