Foto: Carlos Renato Fernandes / Divulgação

Para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, morto aos 104 anos na quarta-feira (5), o museu que leva o nome dele, em Curitiba, vai ficar aberto gratuitamente na sexta-feira (7) e no sábado (8). Essa é uma dentre as várias ações para lembrar o legado do arquiteto que estão previstas no Paraná.

Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura de Curitiba decretou luto oficial de três dias pela morte de Niemeyer. A mesma medida foi tomada pelas cidades de Campo Largo, na Região Metropolitana da capital e pela Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná.

Em Maringá, Niemeyer fez um projeto para revitalizar o Centro da cidade. Contudo, a obra nunca foi executada.

O governador Beto Richa também decretou luto oficial no estado. Em nota, ele lamentou a morte do arquiteto. “Oscar Niemeyer foi a expressão mais genial da arquitetura brasileira e um homem sensível, que usou seu talento para engrandecer a humanidade. A obra de Niemeyer tem a exata dimensão da sua genialidade. Saúdo a vida e a grande contribuição que ele deu ao Brasil e ao mundo”, disse.

Já nas cidades de Londrina e Santa Helena, que também abrigam obras assinadas por Niemeyer, as prefeituras ainda não decretaram luto.

Fonte: G1PR