ziraldoO MPF em Foz do Iguaçu obteve a condenação, por ato de improbidade, do cartunista Ziraldo Alves Pinto, do ex-prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald Ghisi e do jornalista Rogério Romano Bonato. Eles foram responsáveis pela organização e execução, em dezembro de 2005, do 3º Festival do Humor Gráfico das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O ação tramitou na 2ª Vara Federal Cível de Foz do Iguaçu. Os réus ainda podem recorrer no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.


De acordo com a sentença, Ghisi e Ziraldo deverão ressarcir integralmente o dano, avaliado em R$ 200 mil, terão seus direitos políticos suspensos por oito anos e estão proibidos de contratar com o poder público municipal, receber benefícios, incentivos fiscais ou créditos (direta ou indiretamente), pelo prazo de cinco anos. Bonato teve seus direitos políticos suspensos por três anos e, pelo mesmo período, também está proibido de contratar com o poder público municipal.

Os fatos – Ziraldo e Bonato foram idealizadores do evento. Com a chancela administrativa do então prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, sem formalização de contrato administrativo e com majoração indevida dos custos, o cartunista foi beneficiado com a contratação da pessoa jurídica The-Raldo Estúdio de Artes e Propaganda Ltda, por ele administrada.

A investigação administrativa foi desenvolvida no bojo do Inquérito Civil n. 1.25.003.011514/2006-30 e a análise dos documentos contou com a cooperação da Controladoria-Geral da União a pedido do MPF.