As grandes redes de supermercados precisam estar atentos com pequenos furtos.  Tanto que o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) possui números sobre as perdas no setor mostrando que furtos externos foram responsáveis por 20% das perdas e furtos internos chegaram a 7%. O principal alvo são refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates, queijos, desodorantes, azeites e sabão em pó.

Para lutar contra esses furtos, os mercados criaram departamentos inteiros dedicados em constante vigilância que são conhecidos como departamento de prevenção e perdas. São inúmeros profissionais empenhados em evitar pequenos roubos diariamente, mas como saber se esta ronda está sendo realizada da maneira correta? Com tecnologia!

O ztrax Ronda é um produto criado para mensurar se o serviço dos vigilantes está sendo realmente executado, como uma comprovação de trabalho. Nos planos de ação é comum criar rotas pré-estabelecidas e possuir um equipamento dinâmico, independente e com alta precisão faz toda a diferença.  Através de rastreadores portáteis é possível fornecer a localização exata de onde o vigilante se encontra. 

Autonomia total
Para evitar problemas de queda de energia, o sistema precisa ter bateria suficiente para durar entre 36 horas e 15 dias sem precisar carregar, não desligar, não quebrar em caso de queda, além de ser resistir ao contato com água em até cinco metros de profundidade. Além disso, o equipamento precisa contar com recursos personalizados, de acordo com a necessidade de cada local.

Desta forma fica mais fácil para gestores serem avisados quando o vigilante precisa iniciar a rota, botão de pânico de velocidade e aproximação, dentre outras funcionalidades:

“A nossa tecnologia fornece uma maior disciplina na rotina de ronda. É fácil mapear via sistema e o vigilante não precisa apertar nenhum botão ou passar algum bastão, só é necessário caminhar nos pontos definidos. É fácil ter certeza que o serviço pago está sendo executado e o fornecedor tem mais tranquilidade. As demais soluções no mercado, como bastões e celulares, são frágeis e vulneráveis, e podem ser fraudadas” afirma Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial e CMO da ztrax.

O mais correto é possuir um sistema portátil com detecção de proximidade e afastamento, sensores de temperatura, acelerômetro, precisão de até dez metros de distância para ambientes outdoor facilita a logística de supermercados – e tudo com relatórios instantâneos para os operadores sobre tudo o que acontece no ambiente:

“O mercado exige uma ferramenta completa para rondas indoor e outdoor, transporte de valores, escolta armada, dentre outras aplicações”, explicou Marcelo.