Imagine seu filho acordando no meio da noite chorando. Você vai verificar o que está acontecendo e percebe que a temperatura dele está alta. A primeira providência é determinar qual é a temperatura exata da criança com um termômetro, mas o seu filho não para de chorar e se mexer, impossibilitando você de checar. Ou pior ainda, você não possui um termômetro na sua casa!

O que você faria? Já pensou se tivesse uma chupeta capaz de aferir a febre? Pois esta inovação já está a caminho! A Bubu Digital ainda é um protótipo, porém no visual a chupeta se parece como qualquer outra. De acordo com Júlio Coelho, um dos criadores do projeto, esta chupeta tecnológica possui um sensor que mede a temperatura corporal e um chip que leva as informações para um aplicativo de celular:

“Temos um aplicativo funcional, mas queremos integrar mais coisas à ele e criar também uma plataforma para que, de um mesmo local, possamos ter acesso aos dados de várias chupetas ao mesmo tempo“, explica.

A ideia surgiu quando o idealizador da ideia, Adjamilton Júnior, fazia intercâmbio nos Estados Unidos, e viu uma reportagem sobre mortalidade infantil. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), revelam que a cada mil brasileiros nascidos com vida, quase 14 morrem. Em 2015, 16 milhões de crianças com menos de cinco anos no mundo morreram. Ao regressar para o Brasil e  preocupado com esses dados, Adjamilton realizou diversas pesquisas e descobriu que a maioria das mortes estavam relacionadas com doenças que possuíam como sintoma a febre.

Prêmios
Empenhado em participar do HackBrazil – uma competição que reúne pessoas interessadas em solucionar os problemas do Brasil -, Adjamilton chamou outros dois integrantes (Júlio Coêlho e Rychard Guedes) para participarem juntos. Os criadores estudam Engenharia Elétrica no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e foram campeões desse evento que ocorreu em Havard & MIT (Massachussets Institute of Technology). Ao voltarem para o Brasil, se inscreveram no Imagine Cup – competição global que possibilita jovens de usarem a tecnologia para criar aplicativos que moldam a forma como vivemos. Os meninos foram campeões brasileiros nesta etapa também, e em julho vão competir na etapa mundial.

 

Inovação

A Bubu Digital tem como objetivo trazer tranquilidade para os pais: “Acreditamos que o produto, por meio do uso de conceitos de IoT e Big Data, ajudará em pesquisas médicas e tomadas de decisões públicas, tendo sua contribuição também a longo prazo.” comenta Júlio.

 

Em um mês a ideia saiu do papel. Para os criadores, as crianças são diretamente beneficiadas por não precisar mais de um corpo estranho e incômodo todas as vezes em que precisar aferir a temperatura.  Além disso, a Bubu Digital é um projeto inovador para os pais que podem contar com o registro no aplicativo até mesmo de febres passageiras durante a noite:

“No primeiro indício de qualquer anormalidade os pais serão avisados, sendo a saúda da criança mais bem tratada e os pais ganhando em tranquilidade”, finaliza Júlio.

 

Para conhecer melhor o projeto, acesse: https://bubu.digital/index.html

 

Por: Jamile Maltaca