É fácil ou difícil plantar uma charmosa horta repleta de ervas e hortaliças dentro de casa? Como incrementar as refeições com alimentos nutritivos e ajudar a manter o corpo hidratado nos dias quentes de verão? Estas e outras dúvidas podem ser tiradas na 1ª Semana da Saúde do Mercado Municipal, que começa na terça-feira (7) e vai até quinta-feira (9), das 10h às 14h, no tradicional espaço de compras de alimentos de Curitiba.

O evento, promovido pela Associação de Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal (Ascesme) e pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura, tem como objetivo inspirar os frequentadores do local a ter uma vida mais saudável. “O Mercado Municipal, como referência em abastecimento de alimentos de qualidade, também quer divulgar conceitos e informações que estimulem o bem-estar e a qualidade de vida”, conta o presidente da Ascesme, Mario Shiguemitu Yamasaki. A programação é gratuita e a cada dia um tema será apresentado no espaço Arena.

No estande Horta em Pequenos Espaços, que será montado na terça-feira (7), os visitantes terão orientações de como cultivar hortaliças e ervas em vasos, latas, potes e até estruturas verticais (para parede).

“Alface, salsinha, cebolinha, alecrim e manjericão são os alimentos mais recomendados, mas até morango dá para plantar em pequenos espaços como apartamentos”, conta Rodolfo Brasil Queiroz, gerente da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura.

Os cuidados, antecipa ele, passam pela correta incidência de sol, quantidade de água e adubação. E quem tem uma horta no quintal também poderá buscar orientações do agrônomo presente no estande.

Profissionais do Departamento de Educação Alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento e Agricultura também participam do evento. Na quinta-feira (9), a equipe vai orientar sobre a importância de uma boa alimentação no verão e dar dicas de receitas de alimentos e bebidas.

“Vamos falar, principalmente, da importância do consumo de muita água, inclusive oferecendo degustação de águas saborizadas de forma saudável, com fruta, canela e gengibre”, revela a nutricionista Alessandra Oliveira Kades, gerente da Unidade de Alimentos da secretaria.

Também serão distribuídos folders com receitas de sucos naturais, de uso combinado de frutas e verduras, bem como os geladinhos frozens e smoothies com frutas, leite ou água.

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude também apoia a semana, com atividades físicas laborais, na quarta-feira (8).

Serviço:

Mercado Municipal
Local
: Avenida Sete de Setembro, 1.865. Entradas Sete de Setembro, Avenida Presidente Affonso Camargo, Rua da Paz e Rua General Carneiro (em frente à Rodoferroviária).
Telefone: (41) 3264-6026 e 3264-1692


Programação

Terça-feira (7) – estande Horta em Pequenos Espaços.
Quarta-feira (8) – atividade física laboral e a importância das atividades físicas.
Quinta-feira (9) – a importância da boa alimentação no Verão e receitas de alimentos e bebidas.
Horários: As atividades serão das 10h às 14h.

Fonte: Prefeitura de Curitiba