linhaComeça a funcionar às 20h desta quarta-feira (12), a Linha Especial de Natal, servida por ônibus tipo jardineira, que até o próximo dia 21 transportará turistas e demais usuários com passagem pelos diversos pontos com decoração natalina em toda a cidade. A iniciativa, já tradicional, é do Instituto Municipal de Turismo (IMT).

A Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, que gerencia o sistema de transporte, definiu que as saídas serão a cada 30 minutos, das 20h às 21h30, da praça Tiradentes, defronte à Catedral Basílica, de onde também tradicionalmente saem os ônibus da Linha Turismo. A tarifa custa R$ 10,00.

Não haverá embarques ao longo do trajeto da linha Crianças com menos de cinco anos não pagam passagem. Ao longo do trajeto, os ônibus passam por 13 endereços decorados para o Natal e pontos de atração para os passageiros.

Além da própria Catedral, recentemente restaurada e ponto de partida da linha, as atrações, ao longo da viagem e pela ordem, são a Praça Dezenove de Dezembro; o Centro Histórico; o Palácio Avenida; a rua 24 Horas; o Shopping Crystal; a Praça da Espanha; o Castelo do Batel; a Praça do Japão; a Praça Oswaldo Cruz; a Praça Eufrásio Correia, que fica em frente ao shopping que no passado foi estação ferroviária; a casa decorada que fica na rua Elbe Pospissil, no Cabral, a Reitoria da Universidade Federal do Paraná, a sede da Associação Comercial do Paraná e, por último, o Paço da Liberdade, antiga sede da Prefeitura de Curitiba, que fica na praça Generoso Marques e ponto final da linha.

Percurso – As jardineiras farão o seguinte itinerário nos dias de funcionamento da Linha Especial de Natal: saída da praça Tiradentes; travessa Tobias de Macedo; rua Riachuelo, até a Praça Dezenove de Dezembro; ruas Inácio Lustosa e Barão do Serro Azul; travessa Nestor de Castro, que permite uma visão do Centro Histórico; trincheira da alameda Augusto Stellfeld e rua Ébano Pereira, por onde chegam ao Palácio Avenida, que fica na esquina com a avenida Luís Xavier e a travessa Oliveira Bello. O percurso continua pela rua Ermelino de Leão, alameda Doutor Carlos de Carvalho e rua Visconde de Nacar, com breve parada defronte à Rua 24 Horas.

As jardineiras seguem pela ruas Emiliano Perneta e Benjamim Lins, com parada breve defronte ao Shopping Crystal, e pela rua Coronel Dulcídio chegam à praça da Espanha. O percurso continua pela alameda Doutor Carlos de Carvalho e rua Alferes Ângelo Sampaio, para nova parada diante do Castelo do Batel, na avenida Batel. Daí em diante, tráfego pela rua Silveira Peixoto, avenida Visconde de Guarapuava, ruas Francisco Rocha, Acyr Guimarães e Bruno Filgueira.

O retorno começa na avenida Silca Jardim, com direito a passagem pela praça do Japão, e prossegue pelas ruas Brigadeiro Franco – onde pode ser vista a fachada decorada do Shopping Curitiba -, Doutor Pedrosa e 24 de Maio. Os ônibus seguem pela avenida Sete de Setembro, com parada rápida defronte ao Shopping Estação, na praça Eufrásio Correia.

A próxima parada, depois do trajeto que passa pela rua José de Alencar e São Vicente, é a casa decorada que fica na rua Elbe Pospissil, no Cabral. O roteiro segue pelas ruas Almirante Tamandaré, XV de Novembro – mostrando a fachada enfeitada da Universidade Federal do Paraná e a Galeria de Luz -, João Negrão – com o prédio iluminado da Associação Comercial do Paraná -, Marechal Deodoro e Barão do Rio Branco. O fim da viagem e desembarque é defronte ao Paço Municipal, na praça Generoso Marques.

Eventos paralelos – Paralelamente à programação da Linha Natal, que vai de 12 a 21 do corrente, a cidade, até as vésperas do Natal, tem ainda outra atrações em pontos diferentes da cidade, principalmente no centro. Por isso, durante a realização dos eventos paralelos, a Linha Natal fará desvios próximos aos endereços.

Dias 12, 13, 18 e 19, por causa da programação especial nas imediações da Universidade Federal, a Linha Natal, a partir do encontro da rua XV de Novembro e João Negrão, circula pela rua XV, Presidente Faria, Presidente Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul, e os desembarques, no fim do passeio, excepcionalmente serão feitos na travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral.

Dias 14, 15 e 16, quando serão as últimas apresentações do Natal HSBC, no Palácio Avenida, a Linha Natal também não circulará, a partir da rua Cândido Lopes, no trecho formado pela rua Ébano Pewreira, avenida Luís Xavier e rua Ermelino de Leão.

E nos dias 14, 19, 20 e 21, em virtude do espetáculo natalino promovido pelo Hotel Radisson, que fica na avenida Sete de Setembro, quase defronte à praça do Japão, a Linha Natal, vindo da avenida Visconde de Guarapuava, segue por ela por mais uma quadra e dobra à esquerda na rua Bruno Filgueira, a partir de onde segue o caminho normal.

Serviço:

Linha Natal, atendida por ônibus tipo jardineira
De 12 a 21 de dezembro.
Saídas a cada 30 minutos, das 20h às 21h30, defronte à Catedral, na praça Tiradentes.
Tarifa: R$ 10,00