fifaO críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, sobre a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 ainda estão dando repercussão. O presidente da FIFA disse  que a escolha do Brasil pode ter sido um erro em decorrência dos protestos registrados no país. Em nota, o ministério rebateu a afirmação, lembrando que o Brasil é um país democrático.

“O sucesso da Copa das Confederações comprova o acerto da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo. Quanto às manifestações, o Brasil é um país democrático, que garante aos seus cidadãos plena liberdade de expressão”, diz a íntegra da nota do Ministério do Esporte.

Porém, para Blatter, as manifestações que ocorrem no Brasil geram preocupação. Em entrevista à DPA, agência alemã de notícias da Alemanha, ele foi categórico: “Se (os protestos) acontecerem de novo, teremos que nos perguntar se tomamos uma decisão errada de dar ao Brasil o direito de sediar a Copa”. Segundo ele, conversará sobre o assunto, em setembro, com a presidenta Dilma Rousseff.

Problemas 
Durante a Copa das Confederações, no mês passado, em algumas das cidades que vão sediar a Copa do Mundo em 2014 houve protestos, como Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasília (Distrito Federal), Fortaleza (Ceará), Rio de Janeiro e Salvador (Bahia). Em Salvador, um ônibus da Fifa chegou a ser atacado.

Os manifestantes reclamaram dos gastos com o Mundial 2014 e das exigências da Fifa. Pelos dados oficiais, mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios e novos sistemas de transportes.

Cidades Ameaçadas
O Brasil foi escolhido sede da Copa do Mundo, em outubro de 2007. A disputa teve apenas a Colômbia como adversária, que retirou a candidatura meses depois. Na Copa do Mundo de 2014, as cidades que vão sediar os jogos são: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) ,Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

No entanto, a Fifa estaria estudando a possibilidade de cortar por questões de logística, duas dessas 12 sedes. O objetivo seria evitar grandes deslocamentos para as seleções e torcedores e, dentre as cidades ameaçadas pelo corte estão  Cuiabá, Manaus, Natal e Curitiba – as demais estariam sem esse risco.

Vamos esperar e ver como toda essa história se desenvolve agora.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da Agência Brasil e Assessorias