A Copadubo, segue de olho em tudo o que afeta seus clientes e parceiros e uma das informações mais relevantes divulgadas recentemente é que 2020, por mais desafiador que tenha sido devido a COVID-19, a importação de fertilizantes totalizou 29,4 milhões de toneladas. Um número para comemorar, pois representa um volume 11% superior às 26,4 milhões registradas em 2019 – Um dos maiores volumes nos últimos 5 anos.

Vale salientar que a importação de Ureia foi 28% superior em 2020 em relação ao ano anterior, com 6,8 milhões de toneladas. Foram registradas 4,8 milhões de toneladas, volume 25% acima do total de 2019. E para o Cloreto de Potássio, o volume importado em 2020 de 11,4 milhões de toneladas é 12% superior ao ano anterior e representou 39% do volume total de fertilizantes importados, sendo um dos produtos com maior dependência do mercado internacional devido à baixa produção interna.

Preços afetados em 2020 
A maioria dos fertilizantes que começaram apresentar queda em 2019, influenciados pela menor demanda de países consumidores chave, como Índia, China e EUA, continuaram caindo durante o ano de 2020 devido aos impactos da pandemia. Porém, os preços das commodities agrícolas tiveram uma valorização esse ano, principalmente para os produtores que negociaram em dólar para o mercado internacional.

Com o aumento das exportações e negociações, e o dólar alto, os produtores aproveitaram para comprar fertilizantes e até antecipar compras para as próximas safras, ocasionando maiores volumes de importações, principalmente no segundo semestre, cujo volume foi 13% superior à primeira metade do ano.

Como será 2021?
Acompanhe a Copadubo, no Facebook e no Instagram, para ficar por dentro.