ibgeCuritiba está entre as cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A capital paranaense ficou na quarta posição entre as cidades que mais produziram riquezas durante o ano de 2010, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A lista das seis primeiras cidades tem São Paulo em primeiro, com 11,8% do PIB nacional, seguido por Rio de Janeiro (5%), Brasília (4%), Curitiba (1,4%), Belo Horizonte (1,4%) e Manaus (1,3%). “Curitiba é uma cidade que gera opção de renda para as pessoas. A área de serviços aqui é muito forte. Também temos o Tecnoparque, com empresas prestando serviços para todas as cidades do Brasil e de outros países”, afirmou o secretário municipal de Finanças, João Luiz Marcon.

Marcon também destaca os bons índices de Curitiba, de referência em qualidade de vida e ter o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por quatro vezes seguidas. No início deste mês o relatório Firjan de Desenvolvimento Municipal 2012 (IFDM) apontou Curitiba como a melhor capital do Brasil no índice de desenvolvimento. O índice tem como base dados oficiais de Educação, Saúde e Geração de Empregos.

“Aqui uma família pode ir ao trabalho porque tem creches e hospitais próximos de casa e o transporte atende às necessidades de locomoção das pessoas”, afirma o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto José de Camargo. Ele ressalta que os bons índices de Curitiba têm como reflexo direto no aumento do número de empresas estrangeiras que vem se instalando na cidade nos últimos anos. “Existe uma relação direta de proximidade entre investimento em infraestrutura, qualidade de vida e a movimentação de empresas na capital paranaense.”

Camargo diz que este reconhecimento na qualidade de vida atrai para Curitiba empresas que não prestam serviços no Brasil, mas que os executivos consideram a capital paranaense um ótimo lugar para morar e se desenvolver. “Há muitas empresas que estão aqui, mas não prestam serviços no país, apenas para outras partes do mundo. O que eles querem é qualidade de vida”, afirma o presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba