coxaNeste domingo, Coritiba e Londrina decidem o primeiro turno do Campeonato Paranaense. Em jogo, além da conquista, uma vaga na final do Estadual. O time do interior tem a seu favor o mando de campo. O da capital possui a vantagem do empate. E, em menor escala, o retrospecto. O histórico do confronto se inclina a favor dos coxas-brancas. Isso nos últimos 20 anos, depois que o Tubarão foi campeão estadual pela última vez (em 1992).

Desde 1993, o Londrina nunca mais foi a uma final do Estadual – pode quebrar esse jejum se vencer no domingo. O Tubarão foi vice em 1994, mas na ocasião o troféu foi decidido em um quadrangular com Coritiba, Atlético e Paraná, e este último se sobressaiu. O Coritiba, por sua vez, não só decidiu o título várias vezes como se sagrou campeão em sete delas.


O histórico indica que houve vantagem do Londrina entre 1993 e 1996. Nesse período, o Tubarão chegou a devorar os coxas-brancas até mesmo no Couto Pereira. A virada coxa-branca na história dos últimos 20 anos aconteceu a partir de 1996, quando o time bateu o Londrina por 2 a 0 em 24 de março de 1996. Foi quando se cravou a igualdade em número de vitórias – sete para cada lado desde o último título do Londrina.

A partir de 1996, estabeleceu-se uma supremacia coxa-branca. O time nunca mais perdeu em casa. Chegou a estabelecer um jejum de 11 anos sem cair diante do rival. E soma mais triunfos que o Tubarão mesmo em jogos em Londrina (cinco, contra duas). O último revés do Coritiba no confronto aconteceu em 2009. Vanderlei, goleiro coxa-branca, é o único remanescente daquela derrota por 2 a 1.

O retrospecto das equipes, a falta de títulos, o fator casa e o duelo direto contra o “maior rival” vêm alimentando a motivação dos jogadores do Londrina. O atacante coxa-branca Júlio César é um dos que acusa esses fatores. “Vamos enfrentar uma pressão grande do Londrina”, admitiu ele. “Temos que tentar explorar o erro deles, para sair de lá com o título (do turno)”.

Clique aqui e confira o histórico do duelo dos dois times nos últimos 20 anos!

Fonte: Bem Paraná