aulaoFoi assinado sexta-feira o protocolo de intenções que autoriza a TV éParaná (canal 9) a transmitir os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os programas serão apresentados em quatro sábados seguidos, de 21 de setembro a 19 de outubro, uma semana antes do exame, marcado para 26 e 27 de outubro.

No Paraná, cerca de 100 mil alunos poderão fazer o Enem. O Gabaritando Enem foi produzido pela TV Paulo Freire, da Secretaria da Educação do Paraná, com professores da rede estadual de educação. Para divulgar os aulões, a Secretaria da Comunicação Social preparou uma campanha nas escolas estaduais, informando dias e horários das aulas de cada disciplina: química, física, biologia, arte, matemática, língua portuguesa, espanhol, redação, inglês, sociologia, filosofia, história e geografia.

REFORÇO – Os programas serão reprisados durante a semana na programação da éParaná. Para assistir a ao vivo pela internet ou para ver as reapresentações, basta acessar www.rtve.pr.gov.br. A exceção da transmissão pela internet será no dia 21 porque a Celepar mudará para um novo data center. As aulas poderão ser vistas também pelo Youtube.

Os estudantes poderão assistir também os aulões quantas vezes quiserem, pelo portal www.diaadia.pr.gov.br. Além disso, as “Dicas Quentes do Enem” ficarão à disposição das emissoras via Aerp Notícias, que abrange as emissoras de rádio do Estado.

Os programas foram gravados no Colégio Estadual do Paraná, durante as aulas preparatórias para o Enem. Serão exibidas três disciplinas por sábado, cada uma com meia hora de duração. No último sábado será veiculado um episódio especial para os professores responderem questões de alunos enviadas pelo twitter pelo código #GabaritandoEnem.

Sobre o Exame
O Enem é realizado uma vez por ano e tem cinco provas, quatro com questões de múltipla escolha e redação. A nota pode ser usada para processos seletivos como vestibulares de instituições públicas e particulares. O exame é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em 100 instituições federais e estaduais de ensino superior, participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Dias de apresentações do Gabaritando no Enem na éParaná (das 12h às 13h30)

21/9: Física, química e biologia

28/9: Arte, português e matemática

5/10: Espanhol, redação e inglês

12/10: Sociologia, filosofia, história e geografia

19/10: Perguntas/respostas (episódio especial)

#GabaritandoEnem

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN