moneyÉ bem comum a associação entre empresas familiares e franquias, pois historicamente o investidor desta modalidade não possui muitos recursos financeiros para montar uma empresa e nem muita experiência nos processos gerenciais. A opção por uma marca já conhecida no mercado acaba sendo algo comum.

Na linha de economizar ao máximo, as franquias acabam empregando também familiares, fazendo com que a estrutura de trabalho ganhe contornos de empresas familiares.

O diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, Eduardo Valério, entende que a franquia como uma boa maneira de iniciar um negócio familiar. “Sem dúvida é uma boa alternativa. Um bom começo para testar o empreendedorismo do familiar é submetê-lo a desafios e a franquia é uma boa forma controlada de exercitar e, na maioria das vezes, gera bons resultados” analisa Eduardo Valério.

Porém, o diretor-presidente da JValério explica que apostar em um sistema já pré-definido de empresa para começar uma empresa familiar é preciso analisar todos os aspectos envolvidos:

“Essa é uma questão ampla. Segurança não é bem a palavra, mas sim investir numa estrutura cujos procedimentos, mercado, produto já estão pré-definidos e a maioria dos riscos já foram identificados e quantificados.”

Dentro deste aspecto, Eduardo percebe que a hierarquia não corre grandes riscos ao abrir uma franquia na estrutura de trabalho para os envolvidos. “Toda a estrutura já vem preparada por contrato, por isso o risco é menor. O franqueador já estabeleceu regras claras para estes temas” justifica.

Virando franqueador
E o outro lado também acontece e, no caso de uma empresa familiar decidir por franquias, Eduardo aponta o que deve ser feito logo de início.

“Antes de abrir qualquer negócio familiar, e necessário definir claramente os papéis e responsabilidade dos familiares como donos e gestores. Somente após isso se recomenda a abertura do novo negócio” diz Eduardo Valério.

A partir de então, já definido quem faz o quê na estrutura, basta seguir os trâmites legais e iniciar a franquia da empresa.

Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério foi fundada em 1998 e é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros.
A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.

Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.

JValério – Soluções Empresariais Inovadoras
Rua Ubaldino do Amaral, 856 – Centro
Telefone: (41) 3243-7159
Site: http://www.jvalerio.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/jvalerio.fdc
Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação