preO ex-prefeito da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, Paulo Furiati, foi preso, acusado de fraude em licitações na área de educação. Outras oito pessoas foram presas na mesma operação.

O esquema, que envolve as prefeituras da Lapa e também de Sarandi, no noroeste do Paraná, foi descoberto pelo Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, do Ministério Público. O político foi preso em Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina. Outras duas pessoas, acusadas de envolvimento, estão foragidas.

Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na Lapa, Sarandi, Araucária, Palmeira e Curitiba. A quadrilha vai responder por fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva. De acordo com as investigações, com sobre preço e licitações em que os serviços não foram executados, os envolvidos desviaram pelo menos R$ 400 mil dos cofres públicos. As empresas suspeitas de participação são a Associação Nacional de Apoio aos Municípios, Instituto Fox, Instituto Eco e Instituto Brasileiro de Arte e Educação.

Fonte: Band News FM Curitiba