Uma caixa de plástico preta, folhas de plástico transparente, um celular e muita imaginação. Essa foi a receita que encantou a comunidade da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (Novo Mundo), nesta quarta-feira (22/05), durante a entrega do Farol do Saber e Inovação Roberto Barrozo, o 17º da cidade e terceiro da regional Pinheirinho.

“Quero que nossas meninas e nossos piás sejam inspirados pela luz do conhecimento. Não é a máquina que pensa, somos nós que pensamos”, disse o prefeito Rafael Greca.

Os Faróis do Saber e Inovação são uma evolução dos Faróis do Saber, inaugurados por Greca na década de 1990, em sua primeira gestão. O objetivo é criar espaços de inovação baseados no conceito da educação maker (mão na massa). Antes estruturas com livros e acesso à internet, agora os faróis oferecem também impressoras 3D para criação de protótipos, com o apoio de professores da rede municipal que passam por formação continuada.

No Farol Roberto Barrozo, sob a orientação da professora do espaço maker da unidade, Cynthia Rodrigues Ferreira, os estudantes do 7º ano apresentaram um teatro de sombras e mostraram que é possível construir um projetor de holograma de baixo custo usando a tecnologia digital e materiais recicláveis. “A ideia partiu deles, quando começamos a estudar a luz e as sombras, para projeção de uma peça”, contou a professora.

Gabrielle Aquino, uma das estudantes envolvidas no projeto, contou que adora o espaço maker. “A gente aprende a pensar diferente, aprende a pesquisar e resolver questões”, disse. A colega Leticya Pucci concorda. “Nossas ideias nasceram de desafio lançado pela professora, de usar a luz e fazer projeções”, relatou.

Segundo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, os farois mantêm Curitiba na vanguarda da educação. No ano passado, o projeto participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab, e foi anunciado como um dos oito projetos selecionados no país – único na região sul – para integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição. “Nossa cidade representa a única experiência da região sul selecionada entre 213 projetos para integrar o programa oferecido pela instituição de renome mundial”, destacou Maria Sílvia.

A diretora da escola, Denise Gonçalves Bertol, frisou a importância do espaço maker. “Essa abordagem possui muito potencial e impulsiona a aprendizagem interdisciplinar”, comentou.

Pinheirinho

Estudantes e a comunidade da regional já contam com oficinas de criatividade nas unidades Tasso da Silveira (Escola Municipal Maringá) e José de Alencar (Escola São Mateus do Sul).

Até o final deste ano a cidade contará com 33 unidades no modelo inovação. O investimento da Prefeitura de Curitiba nas adequações é de R$ 2,1 milhões.

Além da impressora 3D, os espaços ganham nova pintura e plotagem, além de trocas de piso, louças de banheiro, entre outras melhorias.

Presenças

Também participaram os superintendentes Elisângela Mantagute (Gestão Educacional); Oséias Santos de Oliveira (Executivo); o administrador regional Reinaldo Boaron; a chefe do Núcleo da Educação do Pinherinho, Andressa Wollner Duarte Pereira; a coordenadora de Obras e Projetos, Flavia Gomes; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich; a coordenadora de Projetos, Andrea Barletta, a vice-diretora, Danielle Horning Ventury; a desembargadora Rosemarie Pimpão e o vereador Edson do Parolin.

Confira a lista de faróis da inovação já entregues

Farol Herbert José de Souza (Cajuru)

Farol Manuel Bandeira (Boa Vista)

Farol Rocha Pombo (Portão)

Farol José de Alencar (Pinheirinho)

Farol Fernando Amaro (CIC)

Farol do Saber e Inovação Mario Quintana (Boqueirão)

Farol do Saber e Inovação Dante Alighieri (Santa Felicidade)

Farol do Saber e Inovação Rubem Braga (Bairro Novo)

Farol do Saber e Inovação Dona Pompília (Tatuquara)

Laboratório Pedagógico de Inovação (Matriz)

Farol do Saber e Inovação Tasso da Silveira (Pinheirinho)

Farol de Saber e Inovação Pablo Neruda (Cajuru)

Farol do Saber e Inovação Castro Alves (Portão)

Farol do Saber e Inovação Vinicius de Moraes (CIC)

Farol do Saber e Inovação Luís de Camões (Boqueirão)

Farol do Saber e Inovação Cecília Meirelles (Bairro Novo)

Fonte: Prefeitura de Curitiba