Toda cozinha tem  – ou deveria ter – dois utensílios  pensados para a limpeza do ambiente: esponja e lã de aço. Os dois produtos foram criados para ajudar a remover sujeiras e deixar a cozinha limpa, incluindo pratos, talheres e o fogão. Mas já parou para pensar que cada um é feito com um material diferente por um motivo? A EFFY vai explicar a diferença:

Esponja tradicional
Por ser feita com um material mais macio, a esponja deve ser usada para limpar superfícies mais sensíveis – aquelas que não podem ser arranhadas, como panela inox, bastando apenas algumas gotas de detergente para a limpeza. Alguns modelos possuem uma face mais áspera (geralmente mais escura) que é pensada para uma limpeza mais pesada em talheres, pratos, copos e outros utensílios quando tem restos de comida grudado.  Agora, se a sujeira encrostada estiver em uma superfície que pede o lado macio, o ideal é usar um pouco de água quente, paciência e força, evitando o uso do lado áspero.

Lá de aço
Também chamada de esponja de aço, este ajudante da cozinha tem uma composição ideal para limpezas mais pesadas. O grande erro é usar a esponja de aço para limpar tudo o que é louça e isso acaba rapidamente com o material – que oxida facilmente porque é feita com aço carbono. Ou seja, também é superabrasivo e pode danificar os utensílios de cozinha mais sensíveis. Panelas esmaltadas podem perder sua pintura externa ou mesmo o ‘teflon’ interno.

Separe a esponja de aço para limpar, por exemplo, o fogão ou fundo de panelas que podem receber uma limpeza mais pesada, como as feitas com ferro – claro, cuidando para não forçar muito. Ah, e vale usar água quente para ajudar na remoção desta sujeira que insiste em ficar grudada. Tente deixar secar a esponja de aço para não esfarelar com o tempo.

A EFFY tem lã de aço e esponja também! Acrescente no seu carrinho e bora deixar a cozinha limpa!