Além de máscaras e álcool em gel para profissionais que estão no combate à pandemia, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba tem recebido doações de equipamentos para acompanhar sinais vitais de pacientes com sintomas característicos da infecção causada pelo novo coronavírus.

Nesta segunda-feira (18/5) a empresa curitibana de produtos hospitalares Macrosul doou sete medidores de sinais vitais para serem usados na Unidades de Urgência e Emergência (UPAs). Os aparelhos com sensor infravermelho têm tecnologia coreana e reúnem funções automatizadas: temperatura, oximetria, pressão arterial e frequência cardíaca.

“São aparelhos modernos para serem usados na triagem dos pacientes que chegam às nossas unidades de urgência e emergência. Certamente isso dará mais agilidade nos encaminhamentos dos serviços, disse Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde”.

Os medidores podem ser conectados à rede, passando diretamente as informações dos pacientes para o banco de dados das unidades.

“Para nós é uma alegria poder colaborar com esse momento, deixar o serviço de saúde de Curitiba, que já é excelente, ainda melhor e mais capacitado”, disse André Oliveira Rosa, representante da Macrosul, que tem sede no bairro Atuba.

Participaram da entrega a superintendente-executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Beatriz Battistella, e o diretor de Marketing da empresa, Neri Rosa.

Oxímetros

A secretaria recebeu ainda 40 oxímetros, importante aparelho para ajudar a detectar casos de covid-19. A doação foi feita pela empresa LTS Informática e pelos funcionários.

O oxímetro mede o nível de oxigênio no sangue e a frequência cardíaca, aspectos que têm relação com a capacidade respiratória do paciente.

“O oxímetro ajuda a antecipar quadros mais graves de sintomas respiratórios e como a covid é uma doença respiratória, ela afeta o oxigênio no sangue, e o aparelho ajuda a monitorar esses sinais”, fala Márcia.

Fonte: AEN