A polícia de Almirante Tamandaré já sabe quem foi o homem que atirou na cabeça de um motorista de ônibus que trabalhava na linha Tamandaré-Rio Branco do Sul na tarde de sábado. O suspeito é um jovem de 20 anos, que já teve passagem por porte ilegal de arma. Nos primeiros quatro meses deste ano já foram registrados 853 assaltos a ônibus, o que dá uma média de 7,05 assaltos por dia em Curitiba e na Região Metropolitana, conforme estatística do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc).

Ontem, a direção do Sindimoc pediu a colaboração da população para encontrar o suposto atirador e também cobrou ações de segurança. A diretoria do sindicato também esteve reunida durante a tarde estudando ações que podem ser desencadeadas, também junto à comunidade.

O motorista Anderson dos Santos, de 35 anos, reagiu ao assalto e levou um tiro na nuca. Levado para o Hospital Evangélico, ele estava em estado grave até o começo da noite de ontem. Um outro motorista que estava no mesmo ônibus levou um tiro na mão. As estatísticas apontadas pelo Sindimoc, contudo, trazem situações diferentes entre Curitiba e as cidades vizinhas. Os assaltos a ônibus na Região Metropolitana diminuíram em comparação aos quatro primeiros meses de 2011 com o mesmo período de 2012. Entre janeiro e abril de 2011, Curitiba teve 262 assaltos, e a RMC 86. No mesmo período deste ano, Curitiba passou para 473, enquanto que a RMC foi para 38 ocorrências desse tipo. No ano passado inteiro foram 2.913 assaltos na Grande Curitiba, uma média de 7,98 assaltos por dia.

Tubos
Em Curitiba o que elevou os índices foram os assaltos a estações-tubo. Os três mais perigosos são, conforme o Sinicmo, o da Vila Acordes (35 casos no período), Erton Coelho (23) e Centro Médico Bairro Novo (18), todas da empresa que opera principalmente na região sul de Curitiba. Somente esta companhia tem 197 casos de assaltos no primeiro quadrimestre de 2012.

Segundo o Sindimoc, os assaltos ocorreram mais na região sul de Curitiba porque seria uma área de policiamento mais deficitário, associado com o tráfico de drogas. Ainda conforme o sindicato, os motoristas e cobradores que atuam nestas regiões, principalmente os que trabalham à noite, estão intimidados pelos assaltos.

Pode-se denunciar para a Guarda Municipal de Curitiba, pelos números 153 ou 156, a qualquer hora do dia.

Fonte: Bem Paraná

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.