A Prefeitura de Araucária passou a disponibilizar um aplicativo gratuito para smartfone que ajuda o motorista a controlar o tempo de parada do veículo nos setores do estacionamento rotativo do município. Até então, o controle de tempo era feito apenas olhando no relógio. A tecnologia visa dar mais praticidade para esse controle de permanência no local, além de outros recursos disponíveis. É importante esclarecer que o uso do estacionamento rotativo do município é 100% gratuito, não depende da utilização do aplicativo e não precisa de tíquete ou de registrar presença.

Pelo regulamento do estacionamento rotativo, a permanência nos setores (conforme código nas placas) deve ser de até 2 horas. O veículo que ultrapassar esse tempo limite no mesmo setor está passível de multa. A fiscalização eletrônica com câmeras iniciará em breve. O aplicativo disponibilizado pela Prefeitura visa alertar o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando e que leve o veículo para um outro setor caso precise de mais tempo de estacionamento. Na primeira vez de uso, será necessário realizar um cadastro rápido. O usuário pode cadastrar mais de um veículo.

Assim como outros aplicativos, para utilizar este app é necessário contar com pacote de dados de acesso à internet. A tela mostra informações como o horário final para a permanência no setor do estacionamento e a contagem regressiva do tempo que falta. O tempo de permanência começa a valer a partir da primeira leitura da placa por meio das câmeras de monitoramento do estacionamento rotativo. Assim que houver a primeira leitura, o sistema informa o app. Vale destacar que o alerta sobre o fim do tempo de estacionamento no setor só ocorre se estiver o usuário estiver ‘logado’ no aplicativo (ou seja, não clicou em ‘sair’).

No mesmo app, o usuário também pode consultar, mediante preenchimento da placa, se veículos de fretamento, táxis e de transporte escolar estão com a vistoria em dia junto à Prefeitura. Há um recurso para que denúncias sobre esses tipos de transporte sejam encaminhadas para a equipe do Departamento de Trânsito. Dúvidas sobre o aplicativo podem ser esclarecidas por meio do recurso ‘fale conosco’.

CÂMERAS – Araucária está investindo em tecnologia para melhorar o monitoramento do fluxo de veículos, por meio da leitura das placas (carros e caminhões), nas áreas onde há o estacionamento rotativo. É a inteligência artificial que ‘filtrará’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (identificado nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa. O limite de até 2 horas para uso visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia.

Segundo o Departamento de Trânsito de Araucária, durante o período de teste (que seguiu as normas de contratação do sistema), as câmeras realizaram a leitura de cerca de 10 mil placas ao dia. O sistema de monitoramento por câmeras também ajudará a compreender o fluxo de veículos e a ocupação das vagas nas regiões onde há estacionamento rotativo e, com isso, informações importantes para o planejamento de novas ações nesta área.|

Fonte: Assessoria