Currículo online já superou o currículo impresso há muito tempo. Imaginemos uma pessoa levando um currículo no papel até uma loja qualquer que não esteja contratando. As chances deste documento ser armazenado e utilizado tão logo abra uma vaga é muito pequena, pois o papel, em via de regra, acaba perdido. A pessoa até é lembrada, mas como o gestor do negócio vai encontrar o candidato que passou por lá no mês passado? Trocando em miúdos, o candidato gastou energia para nada.

A melhor saída, nas palavras da coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, é cadastrar este currículo em todos os sites de emprego possíveis. A visibilidade e o alcance aumentam e é questão de saber onde procurar e onde ser encontrado:

“Muitas vezes, aquela vaga que o candidato nem imagina que tenha o perfil pode se tornar uma oportunidade. Quando se leva o currículo no papel, ele é apenas para uma vaga pontual. Nos sistemas de buscas, se tiver o currículo online, diversas chances de trabalho podem aparecer”

Email nunca!
E não adianta mandar o currículo por email. O correio eletrônico alcança apenas uma pessoa enquanto o cadastro online apresenta o candidato para diversos recrutadores que podem perceber no currículo todo o potencial: ”São diversas pessoas analisando estas plataformas” explica Catalano.

Só cadastrar não basta
Mas engana-se que apenas cadastrar é suficiente. O candidato não pode deixar o currículo incompleto e precisa cuidar para que as informações do currículo sejam verdadeiras, de acordo com o vínculo registrado na carteira e as datas de admissões. O candidato vai ter que mostrar conhecimento básico em informática, aquelas informações de Word e Excel para preencher:

“E tem que tomar cuidado com a revisão do que escreveu. A tecnologia trouxe muitas abreviaturas, então na hora de se apresentar, ficar de olho com erros ortográficos, de digitação e as abreviações que são comuns nas redes sociais. As empresas exigem até um pouco mais do que o mínimo necessário”.

Quando as vagas são extremamente operacionais e a pessoa não entende muito de tecnologia, pode pedir ajuda sem problema algum: “Um parente ou um amigo pode ajudar no preenchimento do cadastro. Não importa como, o candidato que quer um trabalho vai precisar se cadastrar online. O currículo de papel perdeu o seu papel.” finaliza Eliane.

Sobre a RH NOSSA
Criada em Curitiba no ano de 1993, a RH NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A RH NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br