A SaveCash entende que o consumo local é uma ideia sensacional para agora, mas a origem desta prática tem uma raiz mais antiga… Esta tendência de consumir de produtores locais vem justamente onde as “raízes” fazem mais sucesso: a agricultura! Vamos lembrar que os alimentos que vem da terra, em sua esmagadora maioria, são perecíveis.

Salvo quando há abundância de agrotóxicos nos vegetais e nas frutas –  pulverizados para aumentar a durabilidade no caso de transporte de longas distâncias – o tempo de vida destes alimentos é bem curto. Portanto, a ideia de consumir localmente sempre foi uma alternativa para evitar o desperdício, ajudando os consumidores locais a terem um produto mais saudável, sem o encarecimento do transporte e fortalecendo as famílias produtoras em sua economia.

Se hoje temos esta consciência de consumir localmente nos nossos bairros, devemos agradecer os produtores da agricultura familiar.

Daí para cidade foi um pulo…
O que começou no setor alimentício, começou a ser adotado por setores que em nada se parecem com a produção no campo, como moda e bem duráveis.

Sim, bens duráveis!

Inúmeros artesãos e diversas costureiras também fazem parte dos negócios familiares. Dentro desta lógica do consumo local, faz todo sentido consumir marcas que estão mais próximas. Lembre-se de que as confecções familiares, os pequenos empreendimentos de moda, dependem da própria cidade ou região para seu sustento.

O consumo local deve ser mais abrangente para fomentar grande parte da economia no Brasil  – que está nesses pequenos empreendimentos conectados em micro regiões. 

A SaveCash apoia o comércio local e os microssistemas que existem ao redor. Se todos começarem a consumir localmente, as marcas começam a ganhar mais espaço, é o ganha-ganha.