cachorroOs pets também precisam de cuidados médicos com profissionais especializados, ainda mais quando se trata de doenças do sistema endócrino como, por exemplo, diabetes. Essas doenças não são sempre facilmente percebidas e podem ser confundidas com outros problemas devido as suas manifestações inespecíficas.

Mas toda atenção é pouca, pois são doenças muito perigosas para a saúde de cães e gatos e exigem treinamento e preparo específico dos profissionais médicos veterinários para serem reconhecidas, diagnosticadas e tratadas com segurança e bons resultados.

A médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita, Rhéa Cassuli Lima dos Santos, especialista em Endocrinologia e Metabologia, explica um pouco sobre cada uma das principais enfermidades que podem surgir em seu pet.

– Diabetes
A diabetes é a doença causada pela deficiência parcial ou total de insulina e que leva a hiperglicemia e glicosúria. Este é um distúrbio muito comum, tanto em animais jovens como idosos, e com várias consequências graves para o seu portador se não for manejado corretamente, pode ser fatal. Costuma acometer cães e gatos de meia idade a idosos.

“Este distúrbio endocrinológico pode ser causado por diferentes fatores. Podemos citar hereditariedade, infecções virais, pancreatite e obesidade como alguns destes fatores. Bom salientar que o paciente diabético precisa ser acompanhado periodicamente pelo médico veterinário especializado em endocrinologia, pois o sua condição pode variar rapidamente e o predispõe a várias complicações, sendo a principal e mais séria delas a cetoacidose diabética que pode ser fatal.” explica Dra. Rhéa.

– Síndrome de Cushing (hiperadrenocorticismo (HAC) )
A hiperadrenocorticismo (HAC) acontece em decorrência da produção ou administração excessiva de glicocorticóides. “Independentemente da origem da doença, os sinais clínicos mais comuns nos cães são urina excessiva, aumento exagerado da ingestão de líquidos ou da ingestão de alimentos, abdômen distendido e perda característica de pelos. As consequências mais sérias da síndrome incluem o diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência hepática e renal, podendo levar à morte a longo prazo se não tratada adequadamente”.

– Síndrome de Addison (Hipoadrenocorticismo)
A Síndrome de Addison é pouco frequente em cães e ainda mais incomum em gatos. Por isso mesmo, os sinais clínicos são muito variáveis e dependem da severidade e da evolução da doença.

“Alguns cães apresentam sinais crônicos e intermitentes, como diarreia, enquanto que outros apresentam quadros agudos e chegam ao hospital veterinário em choque. As alterações clínicas não são específicas e sim comuns a uma variedade de outras doenças. No entanto, deve-se suspeitar de hipoadrenocorticismo crônico quando uma doença tem seus sintomas exacerbados pelo estresse e respondem a tratamentos inespecíficos e à terapia de suporte” explica a especialista.

– Hiperlipidemias
Este quadro se caracteriza pelas altas concentrações plasmáticas de triglicerídeos, colesterol ou ambos. Dra. Rhea explica que cães e gatos raramente sofrem de aterosclerose, a principal consequência em humanos, porém outros distúrbios graves podem vir por consequência da hiperlipidemia, como vômitos, diarreia, desconforto abdominal e apatia.

“Em alguns casos mais graves temos associações com prancreatite e convulsões. Além das manifestações clínicas, esta alteração metabólica pode interferir nos resultados de diversos testes bioquímicos realizados rotineiramente na clínica, gerando resultados falsos que atrapalham o diagnóstico e tratamento de outros problemas” alerta Dra. Rhéa.

– Hipertireoidismo
O hipertireoidismo é um distúrbio metabólico freqüente em gatos de meia idade a idosos e rara nos cães. Geralmente a produção excessiva de hormônios tireoidianos é decorrente de tumores benignos que podem ser uni ou bilaterais.

“Podemos observar sinais como perda de peso e hiperatividade. Outros sinais, menos frequentes, também podem ser observados, tais como mudanças na pelagem e diarréia. Alguns felinos apresentam comportamento agressivo, que se resolve após o tratamento” enumera Dra Rhéa sobre a doença.

– Hipotireoidismo
O Hipotireoidismo é uma desordem sistêmica que resulta de concentrações inadequadas de hormônios da tireoide. “Os sinais típicos desta doença incluem obesidade, letargia e algumas alterações dermatológicas. O hipotireoidismo é secundário a outras doenças, como infecções, doenças degenerativas e doenças metabólicas como o hiperadrenocorticismo” explica Dra. Rhéa.

– Hipoglicemia
Ocorre quando a concentração de glicose sanguínea em cães e gatos encontra-se baixa e pode ser causado por uso excessivo da glicose por células normais ou neoplásicas, nutrição inadequada, aplicação excessiva de insulina dentre outros fatores.
Dra Rhea afirma que os sinais clínicos da hipoglicemia geralmente se manifestam em convulsões, fraqueza, cegueira, alterações no comportamento e coma. “A hipoglicemia é extremamente grave e se não tratada pode levar à morte rapidamente” alerta Dra. Rhéa.

– Obesidade
A obesidade é definida como sendo o acúmulo excessivo de gordura, decorrente de alteração no balanço energético, no qual a ingestão é maior que o consumo calórico.

“A obesidade acomete hoje entre 25 e 40% da população mundial de cães e gatos e isto se deve principalmente ao sedentarismo na vida dos animais de companhia. Além disso, o desenvolvimento de alimentos altamente calóricos e palatáveis para cães e gatos contribuem para o desequilíbrio do balanço energético que, junto com o sedentarismo, leva à obesidade” explica Dra. Rhea.