A Governança Corporativa nas empresas familiares é imprescindível perante possíveis cenários de desavenças e de instabilidade. As boas práticas desta governança precisam ser aplicadas de forma adequada para que todos os efeitos pretendidos apareçam dentro do planejamento da companhia.

O Conselho de Administração deve adotar um regimento com vários procedimentos sobre suas atribuições e periodicidade das reuniões, além de dispor sobre comitês especializados analíticos para certas questões com mais profundidade. Por isso é importante manter essas boas práticas nos comitês consultivos das empresas familiares.

Os comitês consultivos existem na medida das demandas que são geradas pelo conselho de administração e que ensejam acompanhamento próximo e periódico, esta é a análise de Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares.:  “Normalmente os integrantes destes comitês são membros do conselho, da diretoria ou da gestão da empresa e, também muito comum, profissionais externos ou empresas de consultoria.” elenca Valério.

Já os comitês especializados possuem pouca diferença dos comitês consultivos – basicamente a nomenclatura é o que que muda: “Os comitês consultivos com um pouco menos de atividade e projetos específicos, já os comitês especializados tem, de forma bem delineada, o seu escopo.”

A maioria dos comitês são constituídos a fim de atender a uma demanda ou projeto específico com prazo para terminar. Entretanto Eduardo Valério reforça que há comitês permanentes como por exemplo o Comitê de Auditoria, o Comitê de Riscos Corporativo e o Comitê de Sucessão, só para citar alguns.

Foto: Lourivalde Vieira

Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério especializada em empresas familiares, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério, especializada em empresas familiares, é associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.

JValério – Gestão da Empresa Familiar
Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 Cj 1507, Cabral, Curitiba.
http://www.jvalerio.com.br/