A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura iniciou nesta quarta-feira (2/8) as obras de reciclagem do pavimento de 3,1 quilômetros da Rua Mateus Leme, importante via que liga a região Norte ao Centro de Curitiba. O começo dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel.

A obra terá sentido Centro/bairro a partir do cruzamento da Mateus Leme com a Rua Barão de Antonina, próximo ao Shopping Mueller, no São Francisco. Será utilizada a técnica de fresagem e recape para reabilitar o asfalto. “Começamos hoje as obras do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha. A obra será bonita e exigirá um pouco de paciência dos motoristas e pedestres. Essa é a vigésima quarta rua recuperada pela nossa administração. Viva Curitiba”, disse o prefeito.

Será investido R$ 1,6 milhão na recuperação do asfalto entre as ruas Barão de Antonina e Evaldo Wendler, no São Lourenço. “Mais uma grande obra feita 100% com massa da Usina de Asfalto, reativada pela nossa gestão. É asfalto barato e de qualidade para atender os curitibanos”, afirmou Pimentel. A previsão é que a obra de fresagem e recape seja concluída até o início de outubro.

Novo binário

A obra de recuperação do pavimento faz parte de uma proposta da Prefeitura de implantar um binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha. As características deste novo binário estão sendo definidas pelos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

O projeto prevê que a Mateus Leme terá sentido único de trânsito na direção Centro-bairro desde a Rua Treze de Maio, no São Francisco, até a Rua Evaldo Wendler, no São Lourenço. Já a Nilo Peçanha comporá o binário em direção ao Centro a partir da Evaldo Wendler e se interligando à Trajano Reis, na área central.

Segundo dados da Setran, o volume médio de veículos por dia pela Mateus Leme é de 22 mil carros. Já na Nilo Peçanha circulam diariamente 12,7 mil veículos.

Horário das obras

Durante as obras, a Rua Mateus Leme não será bloqueada para o trânsito. Agentes da Setran vão acompanhar os trabalhos para orientar os desvios, que serão temporários e pontuais.

As obras serão feitas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A limitação dos horários é para que os trabalhos não causem muitos transtornos no trânsito. Nestes períodos, onde estiverem sendo feitas as fresagens o trânsito será em meia pista, no sistema pare e siga.

Os agentes da Setran irão parar um dos sentidos da Mateus Leme e organizar o fluxo de veículos. As linhas de ônibus que passam pela região também não serão alteradas durante as obras.

 Fonte: Prefeitura de Curitiba