Foto: Roberto Custodio/ Jornal de Londrina

O governo do estado aguarda o resultado das reuniões entre representantes das regionais de saúde e as prefeituras dos municípios com maior risco de epidemia de dengue para até o fim de semana definir as ações de intensificação do combate à doença em todo o Paraná. Os altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, em especial nas regiões Oeste e Noroeste, e a presença do sorotipo DEN 4 no Brasil e em países vizinhos colocaram o estado em alerta. A circulação do vírus tipo 4 aumenta a possibilidade de uma pessoa que já teve dengue ser infectada novamente.

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, neste fim de semana foram definidas ações para a redução do Índice de Infestação Predial (IIP). Uma delas é tratar a dengue como prioridade. “Atualmente a doença está sob controle, o último caso foi confirmado em outubro. O que preocupa é o índice de infestação de 4,7, que praticamente dobrou em relação a setembro”, comentou o coordenador do programa de controle de vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Foz do Iguaçu, Jean Rios.

Outra preocupação, destaca Rios, é a proximidade com o Paraguai, país em que se detectou a circulação do sorotipo 4 da doença. “O DEN 4 também já está circulando pelo Brasil. E, por se tratar de uma região com grande movimentação de pessoas, inclusive vindas do Paraguai, onde a dengue já matou centenas de pessoas, os cuidados têm de ser ainda maiores”, alerta.

Monitoramento

A dengue no Paraguai e as barreiras para evitar que avance pela fronteira com o Paraná serão tratadas em Foz do Iguaçu amanhã por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), das prefeituras da região e do Programa Nacional de Controle da Dengue. “Um dos papéis do governo do estado neste caso é o de monitorar a situação e ajudar os municípios em ações preventivas”, comentou o supervisor de Vigilância em Saúde da Sesa, Sezifredo Paz.

No encontro, será reforçada a necessidade de manutenção dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde, responsáveis pela vistoria dos quintais e por orientar a população na eliminação dos criadouros do transmissor. O prefeito eleito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, se comprometeu a dar continuidade ao trabalho de combate à dengue. De acordo com panorama divulgado no fim de novembro, 94 municípios do Paraná correm risco de epidemia de dengue.

Fonte: Gazeta do Povo