Violência explode na Colômbia. Um balanço da Defensoria do Povo, órgão público de fiscalização do governo da Colômbia, estimou nesta segunda-feira (3) que 19 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas durante a violência nos protestos no país contra um projeto de reforma tributária. O número foi atualizado nesta tarde.

Desse total de mortos, 18 eram civis e uma era policial. O ministério da Defesa, em outra contagem, diz que 846 pessoas se feriram nas manifestações — 306 deles, civis. Os protestos começaram em 28 de abril e segue aumentando.

“Reforma tributaria que o governo quer impor ao seu povo, aumentar impostos na cesta básica, por exemplo, que poderá afetar o problema dos mais pobres e da classe média no país” explica Diana Carolina Clavijo Mora, colombiana que vive em Curitiba e uma das organizadoras do evento.

Após muitas manifestações, que começaram dia 28 de abril em diversas cidades como Cali, Bucaramanga, Medelim e Bogotá, na maioria pacificas, á relatos de violência por parte da força púbica. com a polícia atacando a população”

O grupo Colombianos em Curitiba marcou para sábado, 08 de maio, no Largo da ordem bem em frente à Fonte da memória (Cavalo Babão), uma manifestação pacífica para demonstrar apoio aos manifestantes em seu país de origem:

“Não é segredo para ninguém que está sendo mais difícil para que as classes mais baixas supram suas necessidades. Sem apoio para essas pessoas, o governo agravou a situação gerando diversas situações” completa Diego Fernando Rodriguez Aldana, organizador do encontro.