A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) realizou no dia 12 de setembro o sorteio de 27 casas do Guarituba, em Piraquara, para famílias cadastradas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma ação conjunta dos governos federal e estadual. As moradias são destinadas aos últimos residentes na área onde será construído um parque linear. Os primeiros moradores começarão a mudança no dia 14 de setembro, quando receberão as chaves de suas novas casas.

O valor total do empreendimento chega a R$ 98 milhões, com recursos do Ministério das Cidades, repassados pela Caixa Econômica Federal. O governo estadual investiu R$ 25 milhões nas obras. Cada família contemplada com a nova casa receberá uma geladeira, chuveiro com recuperador de calor e um conjunto de lâmpadas fluorescentes, numa ação inédita do Governo do Estado, por meio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para a família de Ana Cecília Marques a notícia veio em boa hora. A dona de casa, que mora atualmente em uma área irregular com o marido e o filho, portador de necessidades especiais, revelou os planos para o novo lar. “Nós vamos colocar azulejo, construir um muro e plantar várias flores no quintal”, afirmou. Além das melhores condições da casa nova, Ana Cecília expôs mais um motivo de felicidade pela mudança. “Além do filho que mora comigo, mais três já estão morando aqui no conjunto, o que vai deixar a nossa família unida”, disse.

Ronaldo Ferreira da Silva disse que a alegria foi dupla. Ele mudará com sua esposa e filho para uma nova casa, que será ao lado da casa da outra filha. Mayara Dayane da Silva também foi beneficiada neste sorteio, ganhando um novo lar para viver com seu marido e filha. “Nós vamos construir um muro só para as duas casas, vai ser uma grande família”, falou. “Com essa casa nova, começamos uma vida nova”, disse.

PAC GUARITUBA – O projeto, que teve início em 2007, atenderá mais de 8 mil famílias com novas moradias e regularização fundiária. “O Governo do Estado agilizou as obras que estavam sendo conduzidas em um ritmo lento e agora atende uma das comunidades mais carentes de Piraquara”, explicou o governador Beto Richa, durante a entrega de outras 212 unidades em maio deste ano.

Nas áreas que estavam ocupadas irregularmente é realizada a recuperação ambiental, com retirada das famílias das áreas de risco e criação de três parques com infraestrutura de lazer e preservação ambiental, evitando a sua reocupação.

Fonte: ANPr