Nestes dias de isolamento social, a KAWABANGA não parou de gravar vídeos de seus clientes. Muitos deles, em virtude do isolamento social, tiveram que gravar direto de suas residências (ou escritórios)  e enviar o material para edição final e, é sobre isso que vamos conversar nesta postagem!

Há clientes que possuem intimidade com a câmera, porém, nem todos sabem como gravar um vídeo institucional de qualidade. Para estes, a KAWABANGA, indicou qual caminho deveria ser seguido e como bônus, deu algumas dicas para que a gravação saísse da melhor maneira possível.

Quer saber quais são essas dicas? Então segue a leitura…

– Ter uma boa câmera
Não tem muito segredo. A maioria dos computadores possui uma boa câmera de frente, assim como os smartphones, cujas câmeras já resolvem o problema. Evitar câmeras com baixa resolução, é uma dica de ouro para não afetar a qualidade final. Ah, e se tiver um microfone direto, como aqueles de lapela, a captação de som fica muito melhor.

– Organizando o ambiente
Com a câmera preparada e antes de começar a gravação, faça uma análise do cenário. Não deixe bagunçado o fundo, organize os móveis e elementos de decoração que não tem como sair da composição (sofás, cadeiras, mesas, quadros, livros e prateleiras).  Faça um teste ligando a câmera e observando como ficou o cenário atrás de você.

Um recurso bacana é usar um fundo verde de TNT, aquele material que é vendido em qualquer loja de material de artesanato ou loja de tecidos. Na edição é possível te “recortar” e acrescentar qualquer imagem ou vídeo rodando ao fundo. 

– Janelas e portas fechadas
Smartphones, tablets e notebooks fazem a chamada correção automática de luz para a gravação – ou seja, vão priorizar a maior fonte de luz do ambiente. Com as janelas fechadas, a diferença de iluminação não vai acontecer. Em outras palavras: uma janela aberta no fundo (atrás de você) vai te deixar “no escuro” e sem contraste.

Aliás, tenha uma fonte de luz de meio corpo direto em você com uma luz led ou, no improviso, um abajur para te iluminar. Tente gravar com luz do dia (na sua frente) entrando para ressaltar detalhes do ambiente.

– Silêncio
Barulhos irão atrapalhar a edição final, portanto deixo o local mais silencioso possível. Desligar o volume da televisão e de outros aparelhos sonoros é fundamental. Fique atento com barulhos de carros, helicópteros, aviões e animais. Neste tipo de gravação, fora de estúdio, nem sempre dá para equalizar tudo, por isso esses cuidados com a captação de áudio, são fundamentais. Ah, avise quem mora na sua casa que você está gravando – e peça para eles tentarem manter um grau de silêncio.

Errou? Vai de novo!
Não se preocupe em acertar todo o texto de uma só vez ou tentar gravar de primeira! Os erros vão acontecer e o ideal é, parar a gravação,  para retomar do começo da frase – e não tentar arrumar no meio do caminho. Você pode seguir gravando direto e falar novamente o que errou, mas neste caso procure marcar em qual minuto você fez a gravação “que vale” para facilitar na edição final.

Ah, outra dica é deixar 3 segundos de silêncio antes de começar a gravação, isso facilitará a edição do áudio por parte da Kawabanga.

Aliás, mantenha-se bem posicionado durante toda a gravação sem sair do enquadramento – só assim é possível realizar alguns ajustes na edição do vídeo.