A exposição “O Mundo do Trabalho nas Lentes de Glück”, do fotografo Guilherme Glück, é uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Federal do Paraná (IFPR), e o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A mostra veio para o município com apoio da Prefeitura de Araucária e ficará na Casa da Cultura até 09 de agosto.

Guilherme Glück foi dos poucos fotógrafos a retratar as regiões da Lapa, Contenda, Rio Negro, Itaiópolis, Canoinhas entre outras ao longo das décadas de 1920 a 1950 e acabou por produzir um acervo riquíssimo que retratou homens e mulheres no cotidiano do trabalho. Professoras, açougueiros, carpinteiros, seleiros, alfaiates, barriqueiros, carroceiros, ferreiros entre outros ofícios comuns daquele período histórico foram retratados.

Durante mais de três décadas o fotógrafo manteve estúdio fotográfico na Praça da Matriz, bem no centro da cidade da Lapa, totalizando ao longo desse período mais de 30 mil chapas de vidro, eternizando milhares de pessoas e fatos do quotidiano urbano e rural dessas cidades e populações.

A Casa da Cultura fica na Praça Dr. Vicente Machado, Centro e está aberta semanalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas, a entrada é gratuita.

Fonte: Prefeitura de Araucária