Uma estratégia diferente está sendo adotada nesta edição do movimento internacional Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Pelas restrições de circulação e recomendações de isolamento social, para frear o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus, neste ano a campanha voltada à conscientização do motorista e respeito às leis de trânsito está acontecendo de forma virtual.

Com o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, órgãos públicos das instâncias municipal, estadual e federal, em conjunto com a sociedade civil organizada, têm desenvolvido mobilizações e mensagens sobre o tema.

Em Curitiba, a Secretaria de Defesa Social e Trânsito começou a divulgar uma série de vídeos com orientações para um trânsito mais seguro e, também, de reforço nas recomendações voltadas para evitar a propagação da covid-19.

“Ficar em casa e, se precisar sair, usar máscara de proteção, são mensagens que agora estão junto com os nossos alertas de respeito aos demais no trânsito, de não dirigir após ingerir bebida alcoólica, e não usar o celular enquanto estiver a frente do volante e tantos outros”, conta o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Além do próprio secretário, os vídeos contêm recados da superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; do diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Claudionor Agibert; e da equipe de agentes de trânsito que integra a EPTran.

Ao longo do mês, os vídeos continuarão sendo publicados no Facebook da Prefeitura, além de envio para contatos e grupos pelas redes sociais dos envolvidos.

Fonte: PMC