A Secretaria Municipal da Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 10 de maio, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, que prorrogou a campanha em todo o país. Em Curitiba, já foram vacinadas 72,97% das 281 mil pessoas que compõem os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba.

Para reforçar a campanha, no próximo final de semana a prefeitura vai deixar em funcionamento 42 postos móveis, instalados em locais de grande movimento, como é o caso de supermercados, restaurantes, igrejas e unidades de pronto-atendimento.

>> Clique aqui e veja aqui os locais de vacinação

 

Até esta quarta-feira (24), 250.536 pessoas foram vacinadas em Curitiba. Entre os grupos prioritários foram 190.328 doses. Fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

A cidade recebeu 460 mil doses da vacina e a expectativa do Ministério da Saúde é de que pelo menos 380 mil pessoas sejam vacinadas na capital paranaense – nem todas as categorias dos grupos prioritários possuem metas estabelecidas, como é o caso do grupo de portadores de doenças crônicas, cujo número é desconhecido.

“Estamos reforçando o trabalho durante o próximo fim de semana para garantir que o maior número possível de pessoas tenha acesso à vacina. O momento de receber a dose é agora, antes de as temperaturas caírem muito, o que por natureza resulta num maior número de registros de doenças respiratórias”, disse o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos.

De acordo com o diretor, as gestantes ainda são o grupo mais resistente à vacina contra a gripe, com 59,78% de cobertura. “Há uma preocupação natural das grávidas em proteger o bebê, mas a vacina não representa nenhum tipo de risco porque é produzida a partir de um vírus morto. Ao contrário, é uma segurança a mais nesse período em que a imunidade delas está debilitada”, esclarece.

Crianças de seis meses a dois anos estão em segundo lugar na cobertura vacinal (60,64%) em Curitiba, seguidos dos idosos (76,30%) e das mulheres que acabaram de ter bebê (88,21%).

Prevenção

Além da vacina, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação pelo vírus influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Fonte: Prefeitura de Curitiba